Ataque a tiros em escola na Áustria deixa ao menos nove mortos


Por Redação O Estado de S. Paulo – 10/06/2025 08:41

Um ataque a tiros em uma escola na Áustria nesta terça-feira, 10, deixou ao menos nove mortos e diversos feridos, segundo autoridades austríacas e a mídia local. Policiais, unidades especiais e helicópteros foram designados para responder ao incidente, ocorrido na cidade de Graz, no sudeste do país a 20 km da capital Viena.

A prefeita de Graz, Elke Kahr, chamou o ataque de “tragédia horrível” e afirmou que há nove mortos, entre eles um adulto e oito estudantes. Kahr e disse ainda que o autor do ataque está entre os mortos, e diversas vítimas foram levadas ao hospital.

O Ministério do Interior e a polícia austríaca confirmaram o ataque, ocorrido por volta das 10h no horário local (5h em Brasília). O Ministério também afirmou haver nove mortos. A polícia disse ter controlado a situação na escola e que houve “várias mortes” no local.

Já a agência de notícias austríaca APA afirmou que 10 pessoas morreram no ataque. Citando a polícia local, a emissora estatal ORF informou que várias pessoas ficaram gravemente feridas, entre elas alunos e professores. O jornal Kronen Zeitung, um dos maiores da Áustria, reportou 10 feridos.

Graz é a segunda maior cidade da Áustria, com 300 mil habitantes, e está localizada no sudeste do país.

Ex-aluno teria sido autor do ataque

Segundo o porta-voz da polícia, Fritz Grundnig, o suposto autor do ataque teria sido um ex-aluno e tirou a própria vida durante a ação. Ele teria realizado o ataque em duas salas de aula da instituição. A polícia afirmou acreditar que o autor do ataque agiu sozinho.

Os alunos da escola foram retirados do local para um ponto de encontro com seus pais e as autoridades austríacas controlaram a situação, segundo a polícia de Estíria. A polícia estadual afirmou chegou ao local depois de denúncias de “disparos ouvidos em um edifício”.

A Polícia Criminal austríaca abriu uma investigação para apurar detalhes do caso a possível motivação do crime.

A ministra das Relações Exteriores, Beate Meinl-Reisinger, lamentou o ataque, que chamou de “massacre”. Já o ministro do Interior, Gerhard Karner, disse que irá a Graz nas próximas horas, segundo a ORF.

O chanceler austríaco, Christian Stocker, que viaja a Graz, disse que o tiroteio “é uma tragédia nacional que choca profundamente todo o nosso país”. “Não há palavras para descrever a dor e o sofrimento que todos nós – toda a Áustria – sentimos agora”, escreveu ele em um comunicado publicado no X.

O presidente Alexander Van der Bellen disse que “este horror não pode ser expresso em palavras”. “Esses eram jovens que tinham a vida inteira pela frente. Um professor que os acompanhou em sua jornada”, disse ele.(Com agências internacionais).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/12/2025

Nesta terça-feira, os movimentos astrológicos tenderão a impactar cada signo de forma singular, intensificando emoções…

21 minutos ago

Lançamentos da semana: o que chega à Netflix, ao Disney+ e ao Prime Video entre 15 e 21 de dezembro

A terceira semana de dezembro chegou trazendo não apenas a contagem regressiva para o Natal,…

7 horas ago

Mais ovo em 2026: 5 receitas para inserir na rotina

A chegada de um novo ano inspira mudanças, novos hábitos e escolhas mais conscientes à…

7 horas ago

Roteiro de Los Angeles: veja o que fazer na cidade em 1 dia

Los Angeles é famosa por servir de cenário para filmes como “Uma Linda Mulher”, “Pulp…

7 horas ago

4 características do cachorro da raça spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…

8 horas ago

Mundial de Clubes de vôlei masculino começa neste terça-feira em Belém

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…

8 horas ago

This website uses cookies.