Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, uma palestra voltada para os profissionais de saúde de Goianésia. O convidado, médico, Dr. Marcos Santana, é, atualmente, uma das maiores referências no combate e tratamento da doença em todo o Estado de Goiás.

Participaram da reunião, médicos plantonistas que atuam em todas as unidades de saúde do município, entre eles, servidores que atuam nas Unidades de Básicas de Saúde - UBS - e nas unidades voltadas exclusivamente para o combate da doença.

Dr. Marcos Santana falou sobre a sua experiência no tratamento dos pacientes e sobre as medicações que atuam no salvamento das vítimas. O médico falou ainda sobre a importância de repouso absoluto, principalmente, na fase inflamatória da doença, etapa que vem acompanhada de febre e dificuldades respiratórias.

Os médicos do município aproveitaram a oportunidade para trocas de conhecimento, onde, perguntas foram feitas sobre as experiências decorrentes das medicações receitadas de forma precoce, seja em pacientes saudáveis ou aqueles que possuem morbidades. O sucesso da unidade de atendimento Noraldino Rodrigues Porto, foi comemorada e avaliada como fundamental na recuperação dos pacientes.

O uso de antibióticos também foi discutido pelas suas ações antivirais, como é o caso da Azitromicina. Foi falado que o medicamento, associado a outras medicações prescritas por médicos apresenta efeitos positivos, evitando complicações decorrentes do novo coronavírus. Marcos Santana frisou a necessidade de enxergar o tratamento sem o crivo político, mas sim, focado em salvar vidas e recuperar os contaminados pela doença.