Teve início nessa quinta-feira, 19, antecipada em 13 dias, a Campanha do Agasalho, realizada anualmente em Goianésia, há três anos, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Prevista originalmente para começar no dia 31 de maio, foi aberta emergencialmente por causa da onda fria que atinge Goianésia desde o meio desta semana, provocada pela chegada da massa de ar polar no Sul do País.

O texto da publicação continua após a publicidade

“Foi antecipada em razão da frente fria, que não esperávamos viesse tão forte. A gente entendeu que o momento de começar é agora, não daria para esperar até o fim do mês”, explica o titular da Pasta, Willian Teófilo.

Esta é a terceira edição da campanha, este ano com o tema “Em Goianésia roupa boa a gente doa!”, que visa sensibilizar a doação de roupas que sirvam, principalmente, de agasalhos, para quem mais precisa.

As doações podem ser feitas no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues e no Paço Municipal Laurentino Martins Rodrigues, a sede da Prefeitura, onde funcionam, respectivamente, as secretarias municipais de Cultura e Turismo; e de Assistência e Promoção Social.

Foram colocadas bancas nas portas do Centro Cultural e da Promoção Social, onde as pessoas podem tanto depositar as suas doações quanto fazer a colheita, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

“O importante é que a comunidade interaja, que ela participe e ajude a quem precisa se proteger do frio nesta época tão delicada”, defende Willian Teófilo, observando que muitas pessoas aderem ao projeto todos os anos.

“A Cultura está em todos os ambientes, ela é um braço que se estende para todas as áreas e, na parte social, não é diferente. A Cultura também se enquadra na parte social. Por isso, a Campanha do Agasalho”, justifica.

Na primeira noite de funcionamento do abrigo, de quinta para sexta, apenas quatro moradores de rua passaram a noite no local. Foi lhes oferecido jantar e local para banho. Alguns não quiseram ir para o abrigo e outros não foram encontrados.

A secretária Eloá Menezes disse que igreja não abrigará os sem-teto no domingo, 22, por causa da programação anteriormente agendada. Se permanecer o frio, porém, a Prefeitura viabilizará outro local e, na segunda-feira, 23, se ainda necessário, a igreja voltará a recebê-los.

Antes, na noite de terça-feira, 17, em outra busca ativa, a Secretaria de Assistência e Promoção Social distribuiu cobertores e um caldo quentinho para esquentar a noite fria.

“Não esperávamos frio tão intenso, o que nos pegou relativamente de surpresa. A onda veio muito fria, ficamos preocupadas com esses moradores, de eles ficarem doentes, pegarem resfrio, e buscamos essa parceria”, justificou a primeira-dama, que fez apelo por doações para os moradores.

“Pedimos doações de cobertores e blusas de frio. Podem deixar aqui, na Assembleia de Deus, e também na Promoção Social. Estamos aceitando essas doações para beneficiar esses mesmos moradores em situação de rua”, afirmou Eloá.

“E outro apelo que fazemos para a sociedade é, se achar um morador de rua, avise-o, sobre esse abrigo temporário, lá na Assembleia de Deus. Vai ser até sábado”, encerrou.



Estamos com uma nova conta no Instagram! Fique bem informado. Clique aqui e siga-nos