Foi lançada na tarde dessa terça-feira, 30, no Plenário Aleixo Luiz Vinhal, da Câmara de Goianésia, a 5ª edição do Concurso de Redação Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha, cujo cronograma prevê para 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a entrega da premiação.

Conforme o cronograma, o Edital também foi divulgado nessa terça e está disponível aqui.

O texto da publicação continua após a publicidade

O certame, lançado em 2016, pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), é realizado anualmente, desde então, mediante parceria com a Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goianésia, que compreende oito municípios, e a Secretaria Municipal da Educação de Goianésia.

O concurso, porém, foi interrompido em 2019, quando da realização da quarta edição, e está sendo retomado este ano. De acordo a delegada Poliana Bergamo, idealizadora do certame e que fez o lançamento de sua quinta edição nessa terça, o objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência contra a mulher e buscar da igualdade de gênero em nosso município.

As secretárias municipais da Educação, Elisandra Menezes, e da Mulher, Família e Direitos Humanos, a primeira-dama do município, Eloá Menezes, a ex-secretária municipal da Promoção Social, Igara de Castro, a coordenadora regional de Educação de Goianésia e ex-secretária municipal de Educação, Gislene Fonseca, e o delegado regional da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), que tem sede em Goianésia, Wladimir Freire, participaram da cerimônia de lançamento, que sucedeu à sessão ordinária da Casa e antecedeu a outra sessão legislativa, especial, em que foram entregues honrarias, pelo Poder Legislativo municipal, a várias personalidades do meio jurídico e acadêmico.

“Procurando uma data para lançar esse concurso, mandei mensagem para o vereador Fábio [da Enigma, presidente da Câmara Municipal], perguntando se poderia ser no dia 30 de agosto, e ele me disse: ‘Dra., dia 30 nós já temos uma sessão, de homenagem ao dia dos advogados.’ Eu pensei: ‘Excelente, uma oportunidade de nós quebrarmos o falso paradigma popular de que polícia e advogados estão de lado opostos. Somos partes do mesmo sistema, do sistema de justiça. Sem advogados, nós não temos justiça’”, afirmou a delegada Poliana Bergamo, que manifestou seu respeito, reconhecimento e admiração à classe; e contou a história da DEAM em Goianésia, criada oficialmente no dia 8 de março de 2014.

“Temos pouco mais de oito anos de criação. Não foi fácil, foram muitos desafios. E estamos lá: Polícia prende, autua em flagrante, conclui Inquérito Policial, e os números não diminuem, os inquéritos continuam a crescer. Nisso pensamos: não adianta o trabalho policial de forma isolado, a violência de gênero é cultural e precisamos enfrentá-la. Para isso, começamos a desenvolver projetos de boas práticas visando à conscientização das mulheres; palestras nas companhias, nas escolas; explicar o ciclo de violência, relacionamentos abusivos, o papel da DEAM; e chegamos nesse projeto, especial, o Concurso de Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha, destinado às nossas crianças e adolescentes”, explicou Poliana.

“A ideia é exatamente essa: quem sabe, no futuro breve, possamos colher os frutos desses projetos de conscientização e teremos redução nos números de inquéritos policiais, de processos judiciais; e conseguiremos reduzir a violência de gênero no nosso município”, afirmou ainda a delegada titular da DEAM, ao declarar aberta a 5ª edição do concurso idealizado por ela.

Concurso
Para o plenário da Casa lotado, a delegada Poliana Bergamo anunciou que o concurso é destinado a alunos do 5º ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Ensino, e do 2º ano do ensino médio, da Rede Pública Estadual e conveniada, e da modalidade Educação de Jovens e Adulto (EJA), os quais confeccionarão, como nas edições anteriores, redações sobre temas relacionados à temática da violência em âmbito doméstico contra a mulher, como feminicídio e educação sexista, por exemplo. Daí o slogan do projeto que, segundo a delegada, é “Educar para prevenir, a punição sem prevenção e conscientização de nada adianta”.

A premiação do concurso, para este ano, também foi anunciada nessa terça-feira, durante a apresentação do certame. Dividido em duas modalidades, Carta, texto escrito em prosa, para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental; e Crônica ou Carta Aberta ou Dissertação Argumentativa, para os do 2º ano do Ensino Médio, com, no mínimo, 20, e no máximo 30 linhas, na qual o(a) aluno(a) discorrerá sobre o tema.

Aos três primeiros colocados, de cada modalidade, serão distribuídos smartphones, para cada um deles, e os professores orientadores dos primeiros lugares em cada modalidade receberão, cada, uma TV de 43 polegadas.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo