A pandemia do novo coronavírus mudou as vidas por completo, mas mesmo quem está em casa, pode criar novos hábitos e aproveitar para cuidar da pele com mais carinho. É importante ressaltar que mesmo para quem está cumprindo o isolamento social, é importante tomar sol, utilizar protetor solar a cada três horas e a diminuição do uso da maquiagem também pode ser uma boa aliada de uma pele renovada.

A dermaticista Karine Gouveia separou duas receitas de esfoliantes caseiros que podem ser feitos de forma simples e o resultado você confere logo abaixo. “A esfoliação serve para remover as células mortas da pele e deixar a pele mais suave e macia. Uma boa dica é o esfoliante caseiro à base de café ou mel. O café possui propriedades antioxidantes e esfoliantes e o mel possui propriedades hidratante, antibacterianas, antifúngicas; pode ser utilizado no rosto e no corpo. A mistura dos dois também pode ser muito eficaz”, explica.

Esfoliante caseiro com café
O esfoliante natural de café, além de ser anti-inflamatório, ajuda a aumentar a produção de colágeno.

Ingredientes
1 colher de sopa de café em pó
1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco ou água

Modo de preparo
Misture o pó de café com o azeite (óleo de coco ou água) até formar uma pasta. Com a misturinha pronta, basta aplicar sobre a pele e esfregar, massageando de 3 a 5 minutos. Após 10 minutos, lave bem o rosto. Em seguida, aplique de um creme hidrante para que a pele não fique ressecada.

Esfoliante caseiro com mel, açúcar e aveia
A junção do açúcar mascavo com mel e aveia pode ser muito nutritiva para a pele, podendo ajudar até mesmo no controle da oleosidade.

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de mel;
2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
1 colher (de sopa) de aveia.

Modo de preparo
Misture os ingredientes até formar uma pasta e em seguida, passe no rosto delicadamente, fazendo movimentos circulares.  Deixe agir por até dez minutos, retire com água e passe o hidratante para finalizar.