O prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes, deu posse nessa quarta-feira, 03, à nova secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos, Taíza Aparecida de Andrade. Radialista, ela assumiu a Pasta, à qual estão subordinadas importantes políticas municipais de inclusão, e substitui a primeira-dama, Eloá Menezes, que acumulava essa e a Secretaria de Assistência e Promoção Social desde meados de 2022.

A cerimônia de posse, em que prefeito e Taíza Andrade assinaram o Termo de Posse, foi no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O texto da publicação continua após a publicidade

“Temos dois momentos aqui hoje”, definiu Leonardo Menezes, em pronunciamento, logo após a assinatura do ato, dirigindo-se à nova auxiliar: “São dois fatos importantes, porque você não está somente assumindo a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos. Você está representando um grupo político, o grupo do PSDB, que já estamos trabalhando há algum tempo. Política, a gente tem que agregar valores, e não desagregar. Isso torna esse ato ainda mais importante”.

O chefe do Poder Executivo municipal ainda manifestou a intenção de que os projetos de inclusão, criados na sua gestão, com Eloá Menezes à frente da Pasta agora comandada por Taíza Andrade, tornem-se “políticas públicas permanentes”, independente de quem esteja à frente da Prefeitura de Goianésia. “O futuro pertence a Deus. Que esses projetos continuem, porque são bons para a população”, disse.

Filho, Presente
“Essa Secretaria é igual a um filho para mim. E hoje estou passando esse filho [para a Taíza] muito feliz. Eu tive muito sucesso nessa Secretaria. Tudo o que eu planejei, eu consegui executar, graças ao prefeito Leonardo Menezes, graças à equipe que deu o seu amor”, afirmou a primeira-dama, que destacou os projetos da Pasta.

“É um presente que eu ganhei, que cuidei com muito amor, que agora passo para você e que eu tenho certeza de que cuidará com igual amor, eu não tenho dúvida disso”, prosseguiu Eloá Menezes.

Participaram familiares e amigos da empossada, entre os quais seu pai, Antônio Jeso de Andrade, de 78 anos, sua sogra, Luzia Maria Gonçalves, de 69, e o seu esposo, Luzinei Gonçalves Aguiar, 45; a maioria dos secretários municipais; o padre Diêmes Bento de Araújo, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Abadia; o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Erick; o diretor-geral da Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg), Prof. Dr. José Mateus dos Santos; os vereadores Edvaldo da Jalles, que é presidente municipal do PSDB; Sargento Ariosvaldo, líder do Governo na Câmara; e Ismael do Gasparino, ambos do União Brasil; e o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goianésia, Helio de Sousa, e sua esposa, a ex-primeira-dama, Maria Célia.

A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos foi criada na atual gestão municipal. Eloá Menezes foi a sua primeira titular. À época, o prefeito Leonardo Menezes nomeara para a Pasta da Assistência e Promoção Social a ex-primeira-dama Igara de Castro, que se desligou da gestão para cuidar da pré-campanha do marido, o ex-prefeito Renato de Castro, então pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022. Desde então, Eloá — secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos desde o começo da gestão de Leonardo Menezes — comandava as duas pastas.

Perfil
Filiada ao PSDB, Taíza Andrade, 40 anos, foi candidata a vereadora em 2020. Apesar de neófita na política, obteve 516 votos, a 20ª candidata mais bem votada naquela que foi a sua primeira disputa eleitoral, e é a primeira suplente do partido, que lançou isoladamente candidatos a vereador, isto é, sem coligação.

O partido elegeu dois vereadores: os experientes Edvaldo da Jalles, ex-secretário municipal de Infraestrutura, 913 votos, o terceiro mais bem votado, e Baiano, o decano da Casa de Leis, 656 votos, o décimo na lista de votação.

A radialista Taíza Andrade é goianesiense, nasceu em 29 de novembro de 1982. Graduada em Administração pela Faceg, em 2017, trabalhava havia 20 anos na Rádio Vera Cruz, onde era apresentadora da primeira edição do Fatorama, noticioso da emissora que acorda a cidade todas as manhãs, de segunda a sábado. Ela também apresentava na RVC o Show da Manhã.

Discurso
Ao discursar, na cerimônia, depois de empossada pelo prefeito Leonardo Menezes, Taíza Andrade chamou para junto dela as coordenadoras dos projetos vinculados à sua Pasta — Dulce Ananias, da Central de Apoio ao Surdo (CAS), Deilane Ribeiro, da Central de Apoio ao Deficiente (CAD), e Ana Carolina Cardoso Poiatti, a Carol Cardoso, do Centro Multiprofissional Especializado na Inclusão (Cemespi), além da assessora Vanessa Ferreira de Abreu Ribeiro e das novas integrantes da equipe —, às quais anunciou “vir para somar”.

“Estamos chegando para somar, para fazermos a diferença naquilo que nós pudermos alcançar”, disse Taíza, que expressou a palavra “gratidão”, a Deus, pelo dom da vida; ao prefeito Leonardo, pela lembrança e pela confiança em comandar Pasta tão importante de sua gestão; e à primeira-dama Eloá, por “confiar a mim a menina dos seus olhos”.

“Pode ter certeza de que não só eu, mas todas nós, todos nós, que fazemos parte agora dessa Secretaria, nos dedicaremos com todo o amor e carinho por tudo o que você fez até aqui”, afirmou Taíza, dirigindo-se à primeira-dama. “Parabéns, Eloá, pelo trabalho brilhante. E obrigada, de coração, por me confiar continuar esse lindo trabalho”.