Categories: BRASIL

Aracaju (SE): município registra 210 casos de dengue em 2025

O número de casos prováveis de dengue em Aracaju atingiu a marca de 210 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade não registrou óbito pela doença este ano.

Toda a população da capital e dos municípios da Grande Aracaju deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.

É o que destaca o secretário-adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior.  

“Para que nós possamos evitar o surto de arboviroses, [é necessária] a sinergia das ações do poder público, com as ações intersetoriais de coberta de lixo, de abastecimento de água, da visita domiciliar dos agentes com as orientações, além de a população destinar dez minutos por semana na nossa casa, no nosso ambiente de trabalho, verificando se existe alguma coisa acumulando água.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde. 

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.

“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Prefeitura de Goianésia divulga cronograma de recolhimento de entulhos e galhadas em maio

A Prefeitura de Goianésia divulgou o cronograma de maio para o recolhimento de entulhos, galhadas…

22 minutos ago

Divulgada programação da 21ª Mostra de Teatro Nacional de Porangatu

TeNpo 2026 reúne espetáculos, ações formativas e atrações nacionais gratuitas entre 12 e 16 de…

1 hora ago

Canetas emagrecedoras podem reforçar “economia moral da magreza”

A popularização dos medicamentos subcutâneos para o tratamento da obesidade, mais conhecidos como canetas emagrecedoras,…

3 horas ago

Remo vence Botafogo de virada no Nilton Santos pelo Brasileirão

O Remo derrotou de virada o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos,…

15 horas ago

Banda Sinfônica faz concerto gratuito com convidados no Teatro Basileu França

Apresentação única nesta quinta-feira (08/05) promete surpreender o público com peças que rompem com o…

19 horas ago

Empreendimento familiar de Piracanjuba se fortalece com apoio do Sebrae e se torna franquia | ASN Goiás

Negócio da família se destacou na cidade de Piracanjuba, seguindo os passos do “Zezinho da…

21 horas ago

This website uses cookies.