Após série negativa, Ibovespa retoma os 137 mil pontos, em alta de 0,72%


Com apoio das ações de primeira linha, à exceção de Vale (ON -0,23%), o Ibovespa nesta segunda-feira, 18, interrompeu série negativa de três sessões e retomou o patamar dos 137 mil pontos, visto também no fechamento da última terça-feira, então no maior nível desde 8 de julho – o dia anterior ao tarifaço dos Estados Unidos.

Nesta segunda, o índice oscilou dos 136.340,60, mínima correspondente ao nível de abertura, até os 137.901,59 pontos, no pico do dia, tocado no começo da tarde. Ao fim, mostrava ganho de 0,72%, aos 137.321,64 pontos, um pouco abaixo da última terça-feira, na casa então de 137,9 mil. O giro financeiro desta segunda-feira ficou em R$ 19,8 bilhões. No mês, o Ibovespa avança 3,19% e, no ano, tem alta de 14,17%.

Em sessão volátil, os contratos futuros de petróleo fecharam em avanço pouco acima de 1% nesta segunda-feira, com a atenção voltada para o encontro do presidente dos EUA, Donald Trump, com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, e outros líderes europeus para discutir o fim da guerra na Ucrânia. Investidores também acompanharam os desdobramentos no Oriente Médio.

Na B3, além de Petrobras (ON +0,80%, PN +0,63%), o dia em geral foi de recuperação para os papéis de primeira linha, após uma sexta-feira em que o Ibovespa havia ficado bem perto da estabilidade, no aguardo de desdobramentos sobre a situação na Ucrânia. O compasso de espera se estendeu a esta segunda-feira, com o encontro, na Casa Branca, entre Trump e líderes europeus, diz Ian Lopes, economista da Valor Investimentos.

Na ponta ganhadora do Ibovespa, Raízen (+10,58%) – com potencial investimento da Petrobras na empresa -, à frente de Cosan (+5,29%) e Auren (+4,72%). No lado oposto, Prio (-3,14%), Natura (-3,06%) e Cyrela (-1,59%). Entre os grandes bancos, os ganhos ficaram entre 1,26% (Santander Unit) e 2,03% (Banco do Brasil ON) no fechamento.

Segundo Felipe Paletta, estrategista da EQI Research, mais de 80% das ações do Ibovespa fecharam no positivo neste começo de semana, reaproximando aos poucos o índice da barreira dos 140 mil pontos, patamar próximo ao da máxima histórica, de 141 mil, de 4 de julho. “Cenário que mercado mais discute no momento é o do momento para cortes de juros, e o Focus já traz IPCA abaixo de 5% para este ano. O IBC-Br, um pouco pior que as expectativas, já traz um arrefecimento da atividade, que leva a uma convergência de juros futuros para nível mais baixo, tendo em vista que o índice é como uma proxy do PIB”, acrescenta.

Dessa forma, nesta segunda-feira, destaque para a leitura do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que reforçou a percepção de que a política monetária está surtindo efeito na economia, destaca também Lopes, da Valor Investimentos, referindo-se a uma agenda relativamente esvaziada nesta primeira sessão da semana. O núcleo do indicador de junho já opera abaixo do potencial de crescimento, aponta o banco UBS BB em relatório. Esse desempenho, avalia o UBS BB, está atrelado a recuos da agropecuária (-2,3%) e da indústria (-0,1%), enquanto, na ponta positiva, os serviços ainda apresentaram crescimento modesto, de 0,1%.

O IBC-Br caiu 0,1% em junho na margem, pela série com ajuste sazonal, próximo ao piso das estimativas do Projeções Broadcast, de queda de 0,2%. A mediana indicava alta de 0,05%, reporta a jornalista Ana Scabello, do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

No noticiário externo, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda que, em uma ou duas semanas, o mundo saberá se “chegamos a uma solução” para a guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo o republicano, o líder russo, Vladimir Putin, também está “buscando uma resposta” para o conflito e, apesar de expressar otimismo quanto a um cessar-fogo, ressaltou que “é possível que não cheguemos lá”.

As declarações foram feitas na Casa Branca antes da reunião multilateral entre Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus. Trump voltou a mencionar a possibilidade de uma reunião trilateral com Zelensky e Putin como passo “importante” para avançar nas tratativas rumo ao fim do conflito.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19

Há 5 anos, o Brasil dava seus primeiros passos rumo ao fim de um pesadelo.…

53 minutos ago

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…

13 horas ago

Sebrae Goiás integra Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal lançado pelo Governo do Estado | ASN Goiás

O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de…

16 horas ago

Reforma da UPA, postos de saúde e entrega do novo hospital integram o maior programa de estruturação da saúde em Goianésia

A Prefeitura de Goianésia deu início ao maior programa de reestruturação da saúde já realizado…

20 horas ago

CPE prende suspeito por tráfico de drogas durante ação em Goianésia

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na prisão de um suspeito por…

21 horas ago

Renegociação de dívidas: como reorganizar as finanças e sair do vermelho em 2026

A renegociação de dívidas tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para brasileiros…

22 horas ago

This website uses cookies.