Após queda de balão em SC, governo diz que vai criar lei para setor


Após o acidente de balão que deixou oito mortos em Praia Grande (SC), neste sábado, 21, o Ministério do Turismo disse esperar avanços significativos em torno da regulamentação do balonismo para fins turísticos “já na próxima semana em decorrência de uma reunião com as entidades envolvidas” no debate.

A Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) disse mais cedo, em comunicado, que voos de balão são atividade de alto risco e se dão ‘por conta e risco’ dos envolvidos. Os voos voltados a práticas desportivas são autorizados, mas as aeronaves não são fiscalizadas e não há habilitação técnica para os pilotos.

Segundo o Ministério do Turismo, “o objetivo é que o País já possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”.

Ainda segundo a nota, o ministério diz atuar “em parceria com o Sebrae e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para regulamentação do balonismo para fins turísticos no Brasil”.

No início do mês, a Secretária de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Cristiane Leal Sampaio, havia criticado a lacuna na lei, que não é explícita sobre o uso de balões para o turismo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Urgente: Confronto na GO-080 termina com dois mortos após intervenção policial

Um confronto armado entre policiais militares da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) e dois suspeitos,…

1 hora ago

4 orações para o Dia de São Lázaro

São Lázaro é celebrado em 17 de dezembro. Incluído no Evangelho de João, ele é…

3 horas ago

Flamengo enfrenta PSG em busca do título da Copa Intercontinental

Embalado pelo mantra de que o seu povo pede o mundo de novo, o Flamengo…

3 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 17/12/2025

Nesta quarta-feira, os astros poderão influenciar cada signo de maneira única, movimentando emoções e decisões…

9 horas ago

This website uses cookies.