Apoio dos pais influencia o desempenho dos filhos no Enem



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. A edição deste ano tem mais de 4,8 milhões de candidatos inscritos.

Diante da proximidade da prova, a psicóloga e coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Porto Alegre, Luana Mello Sobrinho, avalia que, diante de momentos de grande pressão, como a rotina de preparação e os dias que antecedem a prova, o apoio emocional por parte dos pais pode contribuir significativamente no performance dos filhos.

“O desempenho acadêmico está relacionado também ao bem-estar emocional dos jovens. Dar esse suporte familiar ajuda no sentido de auxiliar esses estudantes a gerenciar não apenas a ansiedade, mas o estresse inerente ao período. O fato de o filho saber que há alguém perto dele faz com que ele enfrente esse período de desafio com maior tranquilidade”, avalia Luana Mello Sobrinho.

Além disso, a psicóloga ressalta que os pais podem ajudar os filhos a criar e manter uma rotina de estudos, apoiá-los na organização de horários adequados, a fim de estabelecer um equilíbrio entre disciplina e descanso.

A pressão por resultados pode prejudicar o desempenho no Enem

Conforme explica a psicóloga Luana Mello Sobrinho, a pressão para obter bons resultados pode ser prejudicial para muitos jovens. Dessa forma, os pais têm um papel crucial no processo de preparação, lembrando aos filhos de que seu valor vai além das notas.

“Esse apoio engloba várias áreas, desde esse suporte com as tarefas, apoio na rotina e no transporte para os dois dias de provas. Essa ajuda logística, por exemplo, reduzirá as preocupações e permite que o aluno se concentre somente no seu desempenho durante a prova”, analisa a psicóloga.

Os pais podem estimular a preparação para o Enem de forma equilibrada (Imagem: pics five | Shutterstock)

O apoio familiar fortalece o desenvolvimento emocional

A psicóloga Luana Mello Sobrinho ressalta que os pais podem contribuir de forma prática durante a preparação para o Enem, por exemplo, auxiliando na revisão dos conteúdos.

“Essa prática frequente aumenta a retenção do conteúdo. Além disso, esse suporte ajuda no sentido de que, as provas, eventualmente, podem também gerar frustração, especialmente se o desempenho não for o esperado. O suporte dos pais nesses momentos posteriores, ajuda os filhos a aprender com os erros sem desanimar, ajustando estratégias para as próximas avaliações”, finaliza.

Por Bianca Lodi Rieg





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

CRB vence duelo direto contra o Avaí e se aproxima do G-4 da Série B

Em um dos duelos que movimentaram a 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro…

35 minutos ago

São Paulo derrota San Lorenzo em sua estreia na Libertadores Feminina

O São Paulo mostrou superioridade para derrotar o San Lorenzo (Argentina) pelo placar de 2…

43 minutos ago

Coritiba decide no 1º tempo, vence Botafogo-SP e segue líder da Série B

O Coritiba fez seu dever de casa para se manter no topo da Série B…

48 minutos ago

Mundial de atletismo: Brasil mantém liderança do quadro de medalhas

O Brasil manteve a liderança do quadro de medalhas do Campeonato Mundial de atletismo paralímpico,…

2 horas ago

‘O futebol não tem um dono’

A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) divulgou nesta sexta-feira uma extensa nota à imprensa em…

3 horas ago

Estou encorajado pela declaração do Hamas e apoiaremos esforços para garantir paz, diz Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que se sente "encorajado"…

3 horas ago

This website uses cookies.