Categories: BRASIL

Apoiada por entidades empresariais, Gasto Brasil amplia monitoramento dos gastos públicos

Foi lançada nesta semana a plataforma Gasto Brasil, uma nova ferramenta que detalha os gastos do governo em cada localidade do país — seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Com base em dados do Tesouro Nacional, a ferramenta permite que qualquer cidadão acompanhe quanto foi desembolsado em despesas com pessoal, previdência e investimentos públicos.  

O lançamento da plataforma, que pode ser acessada pela internet ou visualizada num painel de LED no centro de São Paulo, ao lado do Impostômetro, foi acompanhado por representantes de associações comerciais de todo o país. Marco Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, uma das mais antigas do Brasil, considera a iniciativa essencial para esclarecer à população como são calculados os gastos públicos.  

“É fundamental a sociedade acompanhar os investimentos feitos pelo governo, para a gente ter certeza de que a arrecadação está sendo aplicada de forma adequada, que a gente não está tendo desperdício e que os projetos importantes estão sendo, de fato, levados adiante. Então, se não tiver essa participação colaborativa entre a sociedade organizada, por meio de suas associações, e o governo, infelizmente a gente não tem política de Estado”, declarou.

A Associação Comercial de Santos (ACS) existe desde 1870 e representa 244 empresas, divididas em 20 câmaras setoriais que abrangem desde armazéns e terminais de contêineres até cooperativas de café. A entidade exerce papel estratégico no desenvolvimento da região portuária de Santos  —  o maior porto da América Latina  — e se destaca na articulação de temas relacionados ao comércio exterior, logística e infraestrutura.

Gasto Brasil

A ferramenta Gasto Brasil foi desenvolvida em parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com o objetivo de dar mais transparência à aplicação dos recursos públicos e incentivar a conscientização da sociedade sobre o impacto desses valores no cotidiano dos brasileiros. 

Por meio do cruzamento de dados oficiais, empresários e a população em geral podem acessar o total de gastos por localidade. Segundo o presidente da CACB, Alfredo Cotait, a inovação contribui para que a população compreenda melhor a situação econômica do país e tenha conhecimento para cobrar ações das autoridades. 

“Há um desequilíbrio. Se gastássemos apenas o que arrecadamos, não teríamos inflação e a taxa de juros seria 2,33%. Assim como o Impostômetro foi um processo educativo, o Gasto Brasil também será mais um processo educativo para mostrar à sociedade que ela precisa participar e se manifestar. Nós estamos deixando uma conta muito cara para o futuro”, declarou Cotait.   

Brasil 61

Recent Posts

Prefeitura de Goianésia realiza manutenção no Parque da Lagoa Princesa do Vale

Nesta sexta-feira, 05, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos estiveram no…

2 minutos ago

Sem BRB, fundos e banco público correm risco de calote de até R$ 3 bi

A reprovação pelo Banco Central (BC) da operação da compra de parte do Banco Master…

17 minutos ago

Na Argentina, Axel Kicillof desponta como potencial líder do Peronismo, após derrota de Milei

As eleições provinciais de Buenos Aires destacaram o governador Axel Kicillof como potencial líder do…

18 minutos ago

Haaland sofre acidente em ônibus que transportava elenco da Noruega e leva três pontos na boca

O atacante Haaland passou por uma situação inusitada na fase de preparação da seleção norueguesa…

19 minutos ago

Lady Gaga é o Grande nome do VMA 2025; veja a lista completa de vencedores

A edição de 2025 do MTV Video Music Awards (VMA) foi realizada nesse domingo, 7,…

21 minutos ago

Oficial da PM agenciava esquema de criptoativos e tinha lista de propina

Um dos principais operadores do esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro no…

25 minutos ago

This website uses cookies.