Aos 93 anos, morre Wanda dos Santos, recordista de medalhas do atletismo brasileiro


Lenda do atletismo e uma das maiores esportistas do Brasil, Wanda dos Santos morreu aos 93 anos, na segunda-feira, em São Paulo. Ela foi recordista de medalhas no atletismo nacional, conquistou quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e representou o País em duas edições dos Jogos Olímpicos.

O velório está marcado para esta terça-feira, das 10h às 14h, no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, onde também será realizada a cerimônia de cremação, na capital paulista.

“A Wanda dos Santos era uma lenda, faz parte da história do atletismo nacional. Disputou dois Jogos Olímpicos, foi companheira de treinamento de Adhemar Ferreira da Silva e a maior campeã do Troféu Brasil de Atletismo. Sempre fui fã da dona Wanda, pessoa com a qual tive o prazer e o privilégio de compartilhar minha amizade. Ela foi exemplo, inspiração, história, o melhor do atletismo”, afirmou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) também lamentou a morte de Wanda. “Neste momento de profunda tristeza, o Comitê Olímpico do Brasil expressa suas sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores de Wanda dos Santos. Sua memória permanecerá viva na história olímpica brasileira, inspirando futuras gerações de atletas.”

Wanda iniciou sua trajetória no atletismo no Palmeiras, mas logo se transferiu para o São Paulo. Em nível nacional, se tornou uma lenda por conta do recorde de medalhas, 48, no Troféu Brasil, a competição mais importante do atletismo brasileiro.

Entre 1946 e 1966, ela brilhou em diferentes provas. Foram 12 títulos no salto em distância, 27 conquistas na prova de 80m com barreiras, duas no salto em altura e sete no revezamento 4x100m. Os 80m com barreiras, atualmente 100m com barreiras, era a sua prova principal.

Wanda esteve na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1951, em Buenos Aires. Em solo argentino, foi medalhista de bronze no salto em distância. Também disputou mais três edições e com medalhas: bronze nos Jogos do México-1955, prata em Chicago-1959 e bronze em São Paulo-1963, todas nos 80m com barreiras.

Foi ainda sete vezes campeã sul-americana, duas vezes Ibero-Americana e disputou os Jogos Olímpicos de Helsinque-1952 e Roma-1960. Wanda assistiu no estádio a conquista do primeiro ouro de Adhemar no salto triplo. Em Helsinque também bateu o recorde sul-americano dos 80 m com barreiras na qualificação (11,3, sua melhor marca pessoal). No total, somou em sua carreira nove recordes brasileiros nesta prova e outros três no salto em distância (5,61 m foi sua melhor marca pessoal).

Por suas performances em nível nacional e internacional, Wanda dos Santos foi considerada uma pioneira do esporte brasileiro para as mulheres, abrindo para o esporte feminino, como também fizeram Elisabeth Clara Muller, Melânia Luz e Aída dos Santos. Mesmo após casar e ter filhos, ela seguiu competindo em provas master. Assim, faturou dois títulos mundiais nos 300m com barreiras.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Acidente fatal na GO-334 mata morador de Goianésia próximo a Nova América

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um homem na rodovia GO-334, no…

2 horas ago

6 receitas ricas em proteína vegetal para o almoço

As proteínas vegetais desempenham um papel fundamental em uma dieta equilibrada, especialmente para quem busca…

6 horas ago

Polícia prende suspeito por tráfico de drogas e posse ilegal de arma

Uma ação policial resultou na prisão de um suspeito por tráfico de drogas e posse…

7 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Celine Araújo Rezende, ocorrido neste sábado, 20,…

8 horas ago

Vasco e Corinthians se reencontram para decisão da Copa do Brasil

O torneio mais democrático - e milionário - do país chega ao fim neste domingo…

9 horas ago

Tarot semanal: previsão para os signos de 22 a 28 de dezembro de 2025

A semana será marcada por movimentos intensos, encerramentos necessários e oportunidades de recomeço para todos…

9 horas ago

This website uses cookies.