Categories: Últimas Notícias

Ao lado de Tarcísio, Bolsonaro diz que não pretende indicar um sucessor

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira, 24, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que não pretende indicar um sucessor e só passará o “bastão” depois de morto. Ele disse ainda que, mesmo inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode registrar sua candidatura a presidente na eleição de 2026 e deixar que a Justiça Eleitoral defina se ele pode ou não se candidatar.

Segundo Bolsonaro, a estratégia depende de ele não ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da tentativa de golpe até o início do processo eleitoral em agosto do próximo ano. A Primeira Turma do STF decide nesta terça-feira, 25, se aceita a denúncia contra o ex-presidente. A tendência é que o julgamento que decidirá se Bolsonaro é culpado ou não seja concluído ainda em 2025.

“Eu só passo o bastão, já falei, Tarcísio, depois de morto. Você sabe disso”, disse Bolsonaro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda. O governador de São Paulo é apontado por aliados do ex-presidente como o nome mais competitivo na ausência de Bolsonaro para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Tarcísio, porém, diz que será candidato à reeleição como governador.

Bolsonaro reclamou da velocidade com que a denúncia da tentativa de golpe tramita no STF. A Procuradoria-Geral da República denunciou o ex-presidente e outras 33 pessoas em 18 de fevereiro. “O certo é eu não ser julgado [até a eleição de 2026] e respeitar os prazos, aos 48 minutos do segundo tempo eu entro com meu registro de candidatura e o TSE em duas semanas decide”, disse Bolsonaro.

Tanto ele como Tarcísio negaram que a presença conjunta no podcast signifique que o ex-presidente escolheu o governador como seu herdeiro político. O chefe do Executivo paulista disse que as pessoas interpretam errado sua “proximidade” e “apoio” e que ele estará junto de Bolsonaro “independente de qualquer interesse”.

“A gente vai estar junto com Bolsonaro até debaixo d’água. Meu papel é ajudar o presidente até o fim e ajudar o grupo aqui em São Paulo. Não tem passagem de bastão coisa nenhuma. Meu candidato a presidente da República é Jair Bolsonaro e eu sou candidato à reeleição em São Paulo”, declarou Tarcísio.

Na entrevista, Bolsonaro voltou a afirmar que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será candidato ao Senado por São Paulo – ele também é cotado como candidato a presidente se o pai continuar inelegível – e que a segunda vaga de senador será escolhida por Tarcísio.

O governador desconversou sobre quem será o indicado e disse que é preciso analisar a viabilidade dos postulantes. Apesar disso, a articulação mais avançada é o lançamento do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL-SP), como candidato.

Dener Rafael

Recent Posts

Botafogo-SP bate Cuiabá, impede rival de entrar no G-4 e deixa zona de rebaixamento da Série B

O Botafogo-SP não teve vida fácil, mas conseguiu embalar a segunda vitória seguida para sair…

19 minutos ago

Vaquinha para alpinista que socorreu brasileira na Indonésia é retomada sem cobrança de taxa

A vaquinha promovida pela plataforma Voaa para o alpinista asiático Agam, que resgatou o corpo…

59 minutos ago

Quem era homem que morreu após ter convulsão durante evento do Legendários no MT

Rodrigo Nunes de Oliveira, de 40 anos, morreu no sábado, 28, após sofrer crise convulsiva…

1 hora ago

Cidade de SP tem alta de furtos em maio; roubos e latrocínios caem

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 30/06/2025 21:46 A cidade de São Paulo…

1 hora ago

Médico atesta necessidade de cirurgia em Daniel Silveira após Moraes exigir laudo

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro enviou nesta…

2 horas ago

Quadrilha que compartilhava fotos íntimas de mulheres e adolescentes é alvo de operação

Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta segunda-feira, 30, cinco suspeitos…

2 horas ago

This website uses cookies.