Categories: Últimas Notícias

‘Antiga relação’ com os EUA, econômica e militar, chegou ao fim, afirma premiê do Canadá


O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nesta quinta-feira, 27, que a “antiga relação que tínhamos com os Estados Unidos, baseada na integração de nossas economias e na estreita cooperação em segurança e assuntos militares, chegou ao fim”. Durante coletiva de imprensa, ele afirmou que os norte-americanos “claramente” deixaram de ser parceiros confiáveis após as tarifas “injustificadas” impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

“Nossa resposta às tarifas é lutar com retaliações. Vamos impor medidas de grande impacto aos EUA e de baixo impacto ao Canadá. Não existe uma bala de prata para as tarifas e, não vou mentir, o caminho será longo”, declarou Carney.

O premiê disse que deve se reunir na sexta-feira com ministros de seu gabinete para definir uma resposta conjunta às tarifas recíprocas a serem impostas pelos EUA em 2 de abril. “Nada está fora da mesa.”

Carney também revelou que Trump entrou em contato com o governo canadense na quarta-feira à noite para agendar uma ligação telefônica e que deve falar com o republicano “dentro de um ou dois dias”.

Segundo ele, as negociações tarifárias com os norte-americanos podem levar a uma restauração parcial da confiança entre os dois países. “Chegará o momento de uma ampla renegociação dos acordos comerciais e de segurança com os EUA”, afirmou.

A retaliação canadense às tarifas de Trump será anunciada na próxima semana, com base nas ações do governo americano em 2 de abril. Carney prometeu responder “a cada tarifa que os EUA aplicarem sobre nós” e mencionou a possibilidade de que alguns ministros viajem a Washington nos próximos dias para novas discussões sobre o tema.

Além disso, o primeiro-ministro destacou a necessidade de reduzir “drasticamente” a dependência do Canadá em relação aos EUA. “Vamos fortalecer o setor automotivo do Canadá, por exemplo, e faremos o mesmo com outros setores. Queremos construir uma indústria automobilística forte no nosso país e podemos sustentá-la mesmo com as tarifas americanas”, declarou.

E acrescentou: “Vamos construir um futuro independente para o Canadá.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bolsas de Nova York encerram em baixa com retração do apetite por risco

As bolsas de Nova York encerraram a sessão desta quarta-feira, 22, em queda, com uma…

7 minutos ago

MPF recomenda que Caixa identifique poupanças de escravizados e informe destinação de valores

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Caixa Econômica Federal (CEF) que elabore, em até…

15 minutos ago

Após reabertura de investigação contra Valdemar, Bolsonaro pede a Moraes liberação para visita

O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, solicitou nesta quarta-feira, 22, ao ministro Alexandre…

18 minutos ago

Filho de Wesley Safadão e Mileide dá detalhes do tumor na cabeça

Yhudy Lima, 14 anos, filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile, falou sobre a descoberta…

19 minutos ago

Americana afirma ter sido estuprada por funcionário de hotel de luxo na Avenida Paulista

Uma americana de 57 anos afirma ter sido estuprada por um funcionário do hotel Blue…

22 minutos ago

Consórcio belga-brasileiro vence concessão inédita do canal de acesso do Porto de Paranaguá

O Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCDG) arrematou no período da tarde desta quarta-feira, 22, a…

23 minutos ago

This website uses cookies.