Foto: Reprodução
Francisco Wanderley Luiz, identificado como “Tiu França” nas redes sociais, foi o responsável pelas explosões que abalaram Brasília na noite desta quinta-feira (13). Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil do Distrito Federal, ele foi dono do carro que explodiu próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados e acabou morrendo em um segundo incidente, na Praça dos Três Poderes, cerca de 500 metros de distância. A informação foi confirmada pela Polícia Civil e pela Agência Brasil.
O episódio começou com a detonação de pelo menos dois artefatos nas imediações da Praça dos Três Poderes. Testemunhas relataram ter ouvido as explosões, enquanto a polícia apurava os detalhes das ocorrências. Segundo o boletim policial, Francisco Wanderley Luiz, com uma mochila nas costas, posicionou-se em frente à estátua diante da sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Em um comportamento que despertou suspeitas, ele retirou itens da mochila, incluindo um extintor, e arremessou uma blusa contra a estátua, segundo aponta reportagem do jornal O Globo.
O relato policial detalha: “O indivíduo retirou da mochila alguns artefatos e, com a aproximação dos seguranças do STF, abriu a camisa e os advertiu para não se aproximarem. Que visualizou um objeto semelhante a um relógio digital, que o segurança acreditou tratar-se de uma bomba. […] O indivíduo deitou no chão, acendeu o último artefato, colocou na cabeça com um travesseiro e aguardou a explosão.”
Luiz, ex-candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL, teve uma campanha eleitoral sem sucesso em 2020, conquistando apenas 98 votos. À época, declarou um patrimônio de R$ 263 mil, composto por três veículos, uma moto e um prédio residencial. Ele alugou uma casa em Ceilândia há duas semanas, onde a polícia encontrou sua carteira de habilitação durante uma busca. Além disso, as autoridades estão à procura de uma carretinha que era rebocada pelo carro usado nas explosões.
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal seguem investigando as motivações e circunstâncias do ataque, com inquéritos abertos para esclarecer se houve planejamento prévio ou apoio de terceiros. A tragédia chamou a atenção para os crescentes atos de extremismo político e trouxe à tona questionamentos sobre a segurança e a prevenção de atos similares.
Fonte: Brasil247
A vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, conquistada na noite deste domingo, no…
O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, pela 20ª…
O primeiro show de Gilberto Gil após a morte de sua filha, Preta Gil, teve…
Reportagem publicada pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 17, mostrou que uma investigação do…
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida neste domingo, 17, o youtuber Felca falou…
O Flamengo ampliou a sua vantagem na 'trilogia' contra o Internacional, seu adversário em três…
This website uses cookies.