A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) participou na manhã desta quinta-feira, 16, da Operação Alquimia, que visa combater as fraudes de bebidas alcoólicas com metanol. A Operação envolveu cerca de 150 agentes públicos da ANP, da Polícia Federal, da Receita Federal Brasileira e do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Deflagrada simultaneamente nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, a Operação Alquimia busca mapear fluxos irregulares de metanol, com destinação diferente da declarada no momento da autorização de importação.
O grupo coletou amostras e vistoriou 24 alvos, incluindo um terminal de combustíveis, distribuidores de solventes, produtores de biodiesel, agentes de comércio exterior, consumidores industriais de solventes e agentes não regulados (como destilarias e indústrias químicas, dentre outros) que adquiriram grandes quantidades de metanol.
Segundo a ANP, o objetivo é identificar a origem do metanol que foi desviado clandestinamente da cadeia de solventes e inserido na cadeia de alimentos para a adulteração de bebidas alcoólicas no País, em especial no Estado de São Paulo. A participação da ANP incluiu o compartilhamento de conhecimentos sobre o fluxo de metanol no País e, em campo, foi focada na coleta de amostras.
Recentemente, a agência também participou da Operação Carbono Oculto, que desmantelou um importante esquema de fraudes e de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis, incluindo a comercialização e uso irregular de metanol.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta terça-feira, os movimentos astrológicos tenderão a impactar cada signo de forma singular, intensificando emoções…
A terceira semana de dezembro chegou trazendo não apenas a contagem regressiva para o Natal,…
A chegada de um novo ano inspira mudanças, novos hábitos e escolhas mais conscientes à…
Los Angeles é famosa por servir de cenário para filmes como “Uma Linda Mulher”, “Pulp…
O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…
O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…
This website uses cookies.