André Mendonça defende que STF deve repensar seu papel


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que o Estado deve repensar o papel atual do Supremo, em que a Corte processa e julga crimes. A declaração ocorreu durante o painel “Ações estruturais, controle de constitucionalidade e separação de poderes”, realizado nesta quinta-feira, 3, no Fórum de Lisboa.

De acordo com ele, o Tribunal deveria desempenhar uma função mais alinhada com as questões constitucionais e a garantia de direitos fundamentais. A revisão do papel da Suprema Corte, pedido feito por Mendonça, poderia ser feita via Parlamento, por meio de uma emenda constitucional.

Em ocasiões anteriores, Mendonça já demonstrou desejo por limitar a interferência do STF em certas questões. O ministro defendeu a “autocontenção judicial” do STF ao falar no julgamento sobre regulamentação das big techs que o Tribunal conduziu em 4 de junho.

Neste caso, Mendonça votou contra a responsabilização das redes sociais por publicações criminosas feitas por usuários. O ministro foi o primeiro a divergir de seus pares e, em sua fala, equiparou as redes sociais a veículos de comunicação e jornalísticos e defendeu que, por isso, elas não podem sofrer restrições “à plena liberdade de informação”.

A Corte, por fim, optou por ampliar as obrigações das big techs. A decisão foi tomada pela maioria dos integrantes, em uma votação com o placar de oito votos a favor e três contra.

O Fórum de Lisboa, evento em que Mendonça defendeu mudança no papel do STF, tem o ministro Gilmar Mendes, que também integra a Corte, como um de seus organizadores. O evento foi apelidado de “Gilmarpalooza” e conta com a palestra de seis diferentes magistrados do Supremo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Conexões, simplicidade e experiências sensoriais vão moldar os negócios em 2026 | ASN Goiás

O futuro dos negócios passa por conexões humanas, experiências que despertam sentidos e emoções e…

1 hora ago

Prefeitura de Goianésia lança programa “Educação que faz história” com investimento milionário na rede municipal

A Prefeitura de Goianésia lançou oficialmente, nesta segunda-feira, 19, o programa “Educação que faz história”,…

6 horas ago

PRF apreende 20 kg de maconha em bagagem na BR-153

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta terça-feira, 20, um passageiro, de 32…

7 horas ago

Conceito 4! Curso de Medicina da UEG é o melhor de Goiás

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) obteve conceito 4 na primeira edição do Exame Nacional…

7 horas ago

De volta à rotina: por que consultar a placa do veículo evita problemas no início do ano?

Com o fim das férias e a retomada da rotina de trabalho, estudos e compromissos,…

7 horas ago

This website uses cookies.