Alunas são ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Geopolítica – Portal Goiás


Além de Gabriella com ouro, a estudante Nicole dos Santos conseguiu a medalha de prata e Vitória Santos Aguiar foi premiada com medalha de bronze (Foto: Seduc)

A estudante Gabriella Soares de Almeida Gentil, da 3ª série do Colégio Estadual Murillo Braga, em Goiânia, alcançou um importante conquista nacional: uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP).

A competição desafia alunos e educadores de todo o país a explorarem as complexas relações entre nações, analisando aspectos geográficos, políticos, econômicos e culturais que influenciam decisões e eventos globais.

“Eu amei participar da Olimpíada de Geopolítica! Achei uma experiência incrível e super enriquecedora. É o tipo de atividade que realmente faz a diferença na escola, porque além de testar o nosso conhecimento, ela também agrega muito ao nosso estudo”, comemorou Gabriella.

Ela ainda destacou como a iniciativa amplia o interesse e a motivação dos estudantes. “Atividades como essa são essenciais na escola, porque despertam nosso interesse, nos motivam a aprender e mostram que o conhecimento vai muito além da prova e do livro”.

Medalhas de prata e bronze

Além de Gabriella, a estudante Nicole dos Santos conseguiu a medalha de prata e Vitória Santos Aguiar, também aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Murillo Braga, foi premiada com a medalha de bronze na competição.

Para Vitória, participar da olimpíada foi um momento de realização. “Tive a honra de participar da prova de Geopolítica e colocar em prática tudo que já aprendi. Foi inexplicável o sentimento de saber que tudo o que aprendemos está sendo colocado em prática em nossas escolas”.

A OBGP é promovida pela Seleta Educação, uma iniciativa de empreendedorismo social que, desde 2021, organiza olimpíadas nacionais com o objetivo de compartilhar conhecimento e reconhecer talentos em todo o Brasil. O evento visa estimular o pensamento crítico e a compreensão global entre os jovens, preparando-os para serem cidadãos mais informados e conscientes do mundo ao seu redor.

Na competição, os alunos são convidados a refletir sobre temas que vão desde conflitos e alianças internacionais até questões relacionadas ao comércio e ao meio ambiente, aprofundando sua visão sobre o papel do Brasil e de outros países no cenário mundial.

Secretaria da Educação – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Arrecadação em julho soma R$ 254,221 bilhões, mostra Receita Federal

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 254,221 bilhões em julho de 2025,…

13 minutos ago

Atlético-MG bate Godoy Cruz e pega o Bolívar na altitude de La Paz nas quartas da Sul-Americana

O Atlético-MG confirmou seu bom momento no mata-mata e garantiu sua participação nas quartas de…

15 minutos ago

PMI composto dos EUA tem alta inesperada a 55,4 em agosto, graças à indústria, diz S&P

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos…

23 minutos ago

Câmara aprova urgência do projeto de lei em votação simbólica

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 21, em votação simbólica, o requerimento de urgência…

31 minutos ago

LDU ganha, elimina o atual campeão Botafogo e encara o São Paulo nas quartas da Libertadores

O sonho do bicampeonato da Copa Libertadores acabou para o Botafogo. Na noite desta quinta-feira,…

33 minutos ago

Vendas de moradias usadas nos EUA sobem 2,0% em julho ante junho

As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos subiram 2,0% em julho ante junho, para…

49 minutos ago

This website uses cookies.