Alunas são ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Geopolítica – Portal Goiás


Além de Gabriella com ouro, a estudante Nicole dos Santos conseguiu a medalha de prata e Vitória Santos Aguiar foi premiada com medalha de bronze (Foto: Seduc)

A estudante Gabriella Soares de Almeida Gentil, da 3ª série do Colégio Estadual Murillo Braga, em Goiânia, alcançou um importante conquista nacional: uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP).

A competição desafia alunos e educadores de todo o país a explorarem as complexas relações entre nações, analisando aspectos geográficos, políticos, econômicos e culturais que influenciam decisões e eventos globais.

“Eu amei participar da Olimpíada de Geopolítica! Achei uma experiência incrível e super enriquecedora. É o tipo de atividade que realmente faz a diferença na escola, porque além de testar o nosso conhecimento, ela também agrega muito ao nosso estudo”, comemorou Gabriella.

Ela ainda destacou como a iniciativa amplia o interesse e a motivação dos estudantes. “Atividades como essa são essenciais na escola, porque despertam nosso interesse, nos motivam a aprender e mostram que o conhecimento vai muito além da prova e do livro”.

Medalhas de prata e bronze

Além de Gabriella, a estudante Nicole dos Santos conseguiu a medalha de prata e Vitória Santos Aguiar, também aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Murillo Braga, foi premiada com a medalha de bronze na competição.

Para Vitória, participar da olimpíada foi um momento de realização. “Tive a honra de participar da prova de Geopolítica e colocar em prática tudo que já aprendi. Foi inexplicável o sentimento de saber que tudo o que aprendemos está sendo colocado em prática em nossas escolas”.

A OBGP é promovida pela Seleta Educação, uma iniciativa de empreendedorismo social que, desde 2021, organiza olimpíadas nacionais com o objetivo de compartilhar conhecimento e reconhecer talentos em todo o Brasil. O evento visa estimular o pensamento crítico e a compreensão global entre os jovens, preparando-os para serem cidadãos mais informados e conscientes do mundo ao seu redor.

Na competição, os alunos são convidados a refletir sobre temas que vão desde conflitos e alianças internacionais até questões relacionadas ao comércio e ao meio ambiente, aprofundando sua visão sobre o papel do Brasil e de outros países no cenário mundial.

Secretaria da Educação – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Athletico vence América-MG e retorna à Série A do Brasileiro em 2026

Sobrou emoção na última rodada da Série B  do Campeonato Brasileiro neste domingo (23). Já assegurado…

2 horas ago

Athletico volta ao Brasileiro em 2026 após bater América-MG na Série B

Sobrou emoção na última rodada da Série B  do Campeonato Brasileiro neste domingo (23). Já assegurado…

2 horas ago

Carol Soberg e Rebecca faturam bronze no Mundial de vôlei de praia

A dupla da carioca Carol Solberg com a cearense Rebecca, vice-líderes do ranking, garantiu o…

5 horas ago

Brasil goleia Irã na estreia da Copa do Mundo de futsal feminino

O Brasil estreou com goleada na edição inaurgural da Copa do Mundo de futsal feminino,…

6 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Belchiorlina Maria de Jesus (Chó), ocorrido neste…

12 horas ago

7 receitas de farofa vegana para o Natal

Na ceia de Natal no Brasil, a farofa é uma presença garantida na mesa, já…

12 horas ago

This website uses cookies.