Os aluguéis residenciais aumentaram 0,30% em setembro, após terem subido 0,28% em agosto. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta segunda-feira, 6.
O índice acumulou uma alta de 4,04% nos 12 meses encerrados em setembro, ante um avanço de 4,08% nos 12 meses terminados em agosto.
“Podemos atribuir a ligeira desaceleração em 12 meses à variação dos aluguéis em Porto Alegre, que saíram de uma base mais elevada em 2024, chegando a registrar 22% no acumulado de 12 meses em setembro do ano passado. Apesar da menor volatilidade, as demais capitais registraram avanços nos preços de aluguéis residenciais”, avaliou o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, em nota oficial.
O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.
Quanto aos resultados das quatro capitais que integram o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de um aumento de 0,06% em agosto para uma alta de 0,37% em setembro. No Rio de Janeiro, o índice saiu de alta de 0,27% para elevação de 1,02% no período; em Belo Horizonte, de aumento de 0,40% em agosto para alta de 0,55% em setembro; e em Porto Alegre, de aumento de 0,59% para queda de 0,40%.
No acumulado em 12 meses, os aluguéis avançaram 2,69% em São Paulo; 9,01% em Belo Horizonte; 4,29% no Rio de Janeiro; e 2,05% em Porto Alegre.
Por: Estadão Conteúdo
O dólar passou a cair frente ao real em meio à desaceleração dos ganhos da…
Pesquisa da realizada pela Nexus Inteligência de Dados, encomendada pelo Ministério do Turismo, aponta que…
Município celebra 10 anos do Conselho de Desenvolvimento com destaque nacional em gestão e crescimento…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que a Previdência Social, o FGTS…
A Câmara dos Deputados pode votar nesta semana um projeto de lei que tramita na…
A mediana do relatório Focus para o déficit primário do setor público consolidado em 2025…
This website uses cookies.