Alibaba expande investimentos em IA, lança novo produto e anuncia data centers


As ações da Alibaba dispararam nesta quarta-feira (24) depois que a empresa prometeu investir mais de US$ 53 bilhões em inteligência artificial (IA) – acima de sua meta original – e lançou um novo modelo. A empresa também anunciou criação de novos data centers ao redor do mundo, incluindo no Brasil.

Os papéis da gigante chinesa em Hong Kong fecharam em alta de 9,2% a 174,00 dólares de Hong Kong, seu nível mais alto em quatro anos, superando o avanço de 2,5% do Índice Hang Seng Tech. Já o ADR em Nova York tinha ganho de 9,1% no pré-mercado, por volta das 8h30 de Brasília.

Segundo o CEO Eddie Wu, a Alibaba aumentará os gastos com infraestrutura de IA e nuvem acima do valor anunciado em fevereiro, de 380 bilhões de yuans (US$ 53 bilhões), previsto para ser implementado ao longo de três anos. Wu não forneceu uma nova meta, mas afirmou que a indústria está se desenvolvendo mais rápido e com demanda maior que a esperada anteriormente.

A gigante chinesa do e-commerce também anunciou a versão 2.5 da IA generativa visual Wan e um novo produto, o Qwen3-Max, sua mais recente adição à série de modelos de IA. O Qwen3-Max, com mais de um trilhão de parâmetros, possui fortes capacidades de codificação e agentes, disse a empresa, e sua versão prévia ficou entre as três melhores globalmente em benchmarks de terceiros, como o ranking LMArena, colocando-a ao lado do Gemini do Google, do Claude da Anthropic e do ChatGPT da OpenAI.

A Alibaba também está dobrando seus esforços na construção de chips caseiros e de infraestrutura IA, uma base crucial para treinar e implantar o modelo Qwen3-Max, sinalizando sua ambição de controlar toda a rede, desde hardware até serviços em nuvem e aplicação.

Em nota, a Alibaba Cloud, subsidiária da gigante chinesa focada em tecnologia, anunciou ainda que pretende lançar data centers no Brasil, na França e na Holanda, além de criar data centers adicionais no México, no Japão, na Coreia do Sul, na Malásia e em Dubai no próximo ano. A expansão estratégica também deve incluir a expansão de serviços na Indonésia e na Europa em múltiplos idiomas.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Enel SP só vai renovar contrato se cumprir todas as exigências, diz ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira, 14, que a Enel…

3 minutos ago

Tarcísio volta a criticar Haddad e reitera que não atuou para derrubar MP alternativa ao IOF

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a negar nesta terça-feira, 14,…

6 minutos ago

Não entendo a ideia de uma fintech maior que um banco pagar menos imposto, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (14) não entender como uma fintech…

12 minutos ago

Em julgamento no STF, Cármen Lúcia desmente advogado sobre voto impresso

A ministra Cármen Lúcia reagiu nesta terça-feira, 14, durante o julgamento do núcleo de desinformação…

15 minutos ago

Deputados poderiam pelo menos ter votado revisão de gasto primário da MP 1.303, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (14) que os deputados poderiam ter…

22 minutos ago

This website uses cookies.