Categories: Últimas Notícias

Aliados da Ucrânia na UE prometem 21 bilhões de euros em novo apoio militar


Durante o encontro do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia (UDCG, na sigla em inglês), realizado hoje na sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, 51 países aliados anunciaram um pacote de 21 bilhões de euros em apoio militar adicional à Ucrânia. O grupo, que antes era liderado pelos Estados Unidos, agora conta com a Alemanha e o Reino Unido na liderança.

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, destacou que a Alemanha contribuirá com 11 bilhões de euros até 2029, chamando esse valor de “recorde no financiamento militar” para Kiev. Já o Reino Unido se comprometeu com 5,3 bilhões de euros apenas neste ano, um montante que, segundo o secretário de Defesa britânico, John Healey, é “a maior contribuição já feita”.

Apesar do apoio, Pistorius alertou que a paz na Ucrânia “está fora de alcance no futuro imediato” e reforçou: “A Rússia precisa entender que a Ucrânia é capaz de continuar lutando, e nós a apoiaremos”. O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, agradeceu à Europa por “assumir a liderança na assistência de segurança”, mas também fez uma advertência: Moscou está “aumentando a produção militar”. Ele ainda afirmou que os Estados Unidos continuam sendo vistos como o “parceiro principal” na luta contra a Rússia.

Pistorius ressaltou que a Europa precisa “olhar para o que podemos fazer sozinhos” e “assumir mais responsabilidade, junto com o Reino Unido”. Healey, por sua vez, acusou Vladimir Putin de “arrastar os pés e atrasar negociações” sobre o cessar-fogo parcial proposto pelos EUA, argumentando: “Putin diz querer paz, mas suas forças continuam atacando alvos militares e civis”.

Sobre o plano de segurança previsto para ser implantado após o cessar-fogo e discutido pela “coalizão dos dispostos” (grupo que não inclui os EUA), Healey garantiu: “Nossos planos são reais, substanciais e bem avançados”. Mais cedo, porém, a diplomata da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou que reunião fracassou em apresentar planos claros para a implementação de um acordo pós-guerra na Ucrânia, segundo o The Telegraph.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO cumpre buscas e investiga golpes contra vítimas que renegociavam débitos tributários – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 8ª Delegacia Distrital de Polícia de Goiânia…

55 minutos ago

foragido por desvio de carga é preso no interior de São Paulo – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e…

2 horas ago

Saladas de quinoa: 6 receitas leves e nutritivas para o jantar

A quinoa é uma excelente opção para quem deseja uma refeição completa no jantar. Isso…

2 horas ago

Decisão da Copinha Feminina será disputada às 18h do próximo sábado

A Federação Paulista de Futebol anunciou, nesta quarta-feira (17), o horário da decisão da Copinha…

2 horas ago

Deputado José Machado entrega R$ 1,2 milhão em 2025 para Goianésia: Educação e Saúde serão beneficiadas

O deputado José Machado acaba de entregar, agora em dezembro, R$ 920 mil para a…

3 horas ago

Prefeitura de Goianésia recebe veículos do Governo de Goiás para reforçar serviços da cidade

A Prefeitura de Goianésia recebeu dois novos veículos do Governo do Estado de Goiás para…

3 horas ago

This website uses cookies.