Alexandre Frota perde mandato de vereador após condenação por associar Jean Wyllys a pedofilia


O ex-deputado federal Alexandre Frota perdeu o mandato de vereador de Cotia (SP) após a condenação definitiva em um processo movido contra ele pelo também ex-deputado Jean Wyllys.

Eleito em 2024 pelo PDT, Frota está licenciado do mandato na Câmara Municipal porque ocupa o cargo de secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Cotia.

O presidente da Câmara de Cotia, Osmar Danilo da Silva (Republicanos), formalizou, na sexta-feira, 3, o rito da perda do mandato “em razão da condenação criminal por crime doloso, com sentença definitiva e irrecorrível”.

A condenação é referente a um processo movido pelo então deputado Jean Wyllys, ex-PSOL e hoje no PT, por causa de uma publicação difamatória nas redes sociais feita por Alexandre Frota em 2017.

Frota atribuiu ao então parlamentar uma frase jamais dita por ele: “A pedofilia é uma prática normal em diversas espécies de animal [sic], anormal é o seu preconceito”.

Ele foi condenado em 2018. Nos anos seguintes, acumulou derrotas em pedidos de reversão apresentados ao Judiciário. O processo transitou em julgado, ou seja, chegou ao fim sem chances de novos recursos, em agosto.

Alexandre Frota foi condenado por calúnia e difamação, com sentença de dois anos e 26 dias de detenção, em regime aberto. A pena deve ser substituída por prestação de serviços comunitários.

“Todos têm direito à própria opinião, mas não aos próprios fatos”, comentou Lucas Mourão, advogado de Jean Wyllys no caso.

A perda de mandato se dá porque a Constituição Federal prevê a perda de mandato em casos de condenação criminal transitada em julgado.

Neste sábado, Alexandre Frota comentou a cassação, sem mencionar o fato que originou o processo e sua condenação criminal. Ele só agradeceu as manifestações de apoio que disse ter recebido após a perda do mandato.

“Estou bem, está tudo certo. Vamos em frente, vamos passar por esta. Deus me dá forças e saúde para eu caminhar e ajudar outras pessoas. Fiquem tranquilo, está tudo bem. Só estou passando para agradecer”, declarou.

Ex-ator de filmes pornográficos, Alexandre Frota foi eleito deputado federal em 2018 pelo PSL, como integrante da base de apoio a Jair Bolsonaro. Foi expulso do partido em 2019 por críticas ao então presidente da República e filiou-se ao PSDB.

Em 2022, tentou um mandato de deputado estadual em São Paulo, mas não obteve votos suficientes. Em 2024, foi eleito em Cotia, município da região metropolitana de São Paulo, pelo PDT.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ministério da Saúde inicia distribuição de antídoto contra metanol a cinco Estados

O Ministério da Saúde informou na noite deste sábado, 4, que iniciou a distribuição de…

3 minutos ago

Grêmio perde para Red Bull Bragantino em jogo polêmico decidido aos 60 minutos do segundo tempo

Em um duelo marcado pela expulsão polêmica do zagueiro Kannemann no final do primeiro tempo…

37 minutos ago

Estêvão diz que sensação de 1º gol pelo Chelsea é indescrítivel: ‘É incrível esta atmosfera’

Em seu nono jogo oficial pelo Chelsea, o atacante Estêvão marcou pela primeira vez, sem…

52 minutos ago

Goiás não sai do zero contra o Volta Redonda e segue na vice-liderança da Série B

O Goiás entrou em campo neste sábado contra o Volta Redonda no estádio Raulino de…

1 hora ago

John Kennedy desequilibra e Fluminense vence por 3 a 0 o Atlético-MG no Maracanã

Com uma atuação de gala de John Kennedy, que aproveitou a ausência de Germán Cano…

1 hora ago

Internacional consegue primeira vitória com Ramon Díaz ao bater o Botafogo por 2 a 0

Uma forte chuva caiu no estádio Beira-Rio neste sábado e parece ter trazido bons fluídos…

1 hora ago

This website uses cookies.