O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enfatizou nesta quarta-feira, 21, a “vocação” do bloco em contribuir com uma nova era de desenvolvimento sustentável e salientou que o grupo representa dinamismo e diversidade do chamado “Sul Global”. O Sul Global, majoritariamente formado por países em desenvolvimento, tem sido visto como uma “”resistência” a blocos já consolidados, como os grupos das sete e das 20 maiores economias do mundo – G7 e G20, respectivamente.
“Há aqui representantes das 11 nações que hoje compõem esse agrupamento tão representativo da diversidade e do dinamismo do sul global. A ampliação do Brics em 2024 e 2025 simboliza não apenas a nossa abrangência geográfica, populacional e econômica, mas, sobretudo, nossa vocação para contribuir com propostas concretas para uma nova era de desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e prosperidade compartilhada”, avaliou Alckmin, em suas primeiras palavras, durante a abertura da reunião da indústria e comércio dos Brics, que ocorre no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Esta é a nona reunião setorial no Brics.
O ministro comentou que todos os países do Brics juntos representam quase metade da população, grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e 24% do comércio internacional. “Sob a presidência do presidente Lula, com o lema ‘Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma governança mais inclusiva e sustentável’, a presidência brasileira do Brics assume o compromisso de promover soluções práticas e coordenadas entre nossos países, especialmente nas agendas industrial, tecnológica e prometida”, afirmou.
Alckmin disse ainda que, em um mundo em rápida transformação, a inovação industrial, a integração das cadeias produtivas e o fortalecimento das capacidades tecnológicas serão fundamentais para a construção de uma “economia global, mais justa, resiliente e inclusiva”.
Por: Estadão Conteúdo
A primeira segunda-feira de dezembro trará energias astrológicas que mexerão com as emoções de cada…
Um empate que não deixou ninguém satisfeito na Neo Química Arena. Neste domingo (30), Corinthians…
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro desde a décima rodada, o Fortaleza deu um…
Em 1983, o baiano Moraes Moreira já cantava: “agora como é que eu me vingo…
Os dois brasileiros que chegaram à final da etapa de Kitakyushu, no Japão, da Copa…
O judô brasileiro encerrou o Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, penúltima…
This website uses cookies.