Alcaraz vence batalha com Shelton em Roland Garros e soma 100ª vitória; Luz brilha nas duplas


Atual campeão de Roland Garros e número 2 do mundo, Carlos Alcaraz segue firme na defesa do título em Paris. Neste domingo, o espanhol completou um marco expressivo em sua ainda jovem carreira ao alcançar sua 100ª vitória no circuito da ATP. O feito veio em uma vitória dura diante do norte-americano Ben Shelton, 13º do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 6/3, 4/6 e 6/4, em 3h22min de partida nas oitavas de final do Grand Slam francês.

A partida começou em ritmo acelerado, com ambos os tenistas sustentando bem os games de saque. Com um primeiro serviço potente e agressividade nas devoluções, Shelton evitou qualquer quebra de saque, mesmo sob pressão. Alcaraz, por sua vez, mostrou seu repertório completo – com subidas à rede, lobs precisos e passadas de direita. No tie-break, o espanhol foi mais sólido nos momentos decisivos e levou por 10 a 8.

O segundo set teve o game mais longo do confronto logo de cara, com mais de 10 minutos de duração e várias igualdades. Alcaraz conseguiu a única quebra no oitavo game, abrindo 5/3. Em seguida, confirmou o serviço com autoridade para fazer 6/3. Parecia o caminho para uma vitória mais tranquila, mas Shelton reagiu com intensidade no terceiro set, apostando em devoluções profundas e ataques à segunda bola. O americano chegou a quebrar duas vezes o serviço do rival e fechou em 6/4, inflamando o público da Philippe Chatrier.

Mas Alcaraz não se desestabilizou. Mentalmente firme, o espanhol voltou para o quarto set com postura dominante, explorando melhor os ângulos e impondo trocas mais longas para minar o físico do adversário. A quebra veio no momento certo, e o número 2 do mundo selou a vitória com mais um 6/4, mantendo vivo o sonho do bicampeonato. No total, ele anotou 43 winners e cometeu 43 erros não forçados – contra 32 bolas vencedoras e 47 erros de Shelton.

Nas quartas de final, Alcaraz reencontrará outro americano: Tommy Paul. O tenista de 27 anos vive semana histórica e se tornou o primeiro do seu país a alcançar as quartas em Roland Garros desde Andre Agassi, em 2003. Paul passou com autoridade pelo australiano Alexei Popyrin, vencendo por triplo 6/3.

Também avançou às quartas o francês Frances Tiafoe, que superou o alemão Daniel Altmaier por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 7/6 (7/4), em um jogo marcado por domínio nos pontos curtos e forte aproveitamento nos games de saque.

BRASIL NAS QUARTAS DE DUPLAS

No torneio de duplas, o Brasil terá um representante nas quartas de final. Orlando Luz, ao lado do experiente croata Ivan Dodig, protagonizou uma virada memorável contra o compatriota Fernando Romboli e o australiano John-Patrick Smith. Após sair atrás no placar, Luz e Dodig venceram por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7/5) e 6/4, em 2h23min de um duelo marcado pelo equilíbrio e altos e baixos emocionais.

Romboli e Smith abriram vantagem com uma quebra no sétimo game do primeiro set. No segundo, chegaram a liderar por 5/3 e tiveram saque para fechar a partida, mas viram Luz e Dodig reagirem com coragem. A dupla salvou momentos cruciais e levou o set ao tie-break, onde foi mais sólida e forçou o terceiro set. Embalados, começaram melhor a parcial decisiva e administraram a vantagem até fechar por 6/4.

“Foi uma grande virada, fiquei muito feliz com essa vitória. Não foi nada fácil, estivemos abaixo o tempo inteiro no placar. Eles tiveram 6/4, 5/4 e saque, soubemos dar a volta por cima, jogar melhor. Eles abaixaram um pouco o nível e aproveitamos a chance. Deu tudo certo, graças a Deus. Vaga nas quartas, um momento muito grande na carreira”, disse Luz após o jogo, reconhecendo também a dificuldade de enfrentar um amigo. “Joguei contra o Romboli, não é fácil enfrentar um amigo, mas feliz que caiu pro meu lado. Desejo tudo de bom na carreira dele.”

Na próxima rodada, Luz e Dodig terão um desafio duríssimo: encaram o espanhol Marcelo Granollers e o argentino Horacio Zeballos, que despacharam com facilidade o mexicano Santiago Gonzalez e o norte-americano Austin Krajicek, parciais de 6/2 e 6/1.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Após procedimento médico, Bolsonaro chega a condomínio, onde cumpre prisão domiciliar

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro chegou no meio do período da tarde deste domingo,…

12 minutos ago

Camila Cabello prova quitutes brasileiros antes de show no The Town

Por Redação O Estado de S. Paulo - 14/09/2025 15:40 A cantora Camila Cabello compartilhou…

23 minutos ago

Fonseca impressiona Djokovic, bate Tsitsipas em virada insana e dá vitória ao Brasil na Davis

Sob os olhares atentos da lenda Novak Djokovic na arquibancada do OAKA Spyros Louis, em…

31 minutos ago

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai…

49 minutos ago

Bolsonaro recebeu alta, mas deve seguir tratamentos, informa boletim médico

O boletim médico do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, divulgado no período da tarde deste…

1 hora ago

This website uses cookies.