Alcaraz iguala Guga, Nadal e Djokovic e ‘zera’ títulos grandes no saibro aos 22 anos


Melhor tenista da temporada até agora, Carlos Alcaraz voltou a brilhar no domingo, após oscilações ao longo do Masters 1000 de Roma. O espanhol de 22 anos derrubou o local e número 1 do mundo Jannik Sinner na final, conquistou o importante título e se igualou a nomes de peso, como Gustavo Kuerten, Rafael Nadal e Novak Djokovic.

O título na Itália era o único que faltava para Alcaraz entre as grandes conquistas no saibro. Ele é o atual campeão de Roland Garros, principal torneio nesta superfície, e já tinha troféus dos Masters de Madri (dois) e de Montecarlo, este conquistado no mês passado. A conquista na capital italiana fez o espanhol completar a coleção entre os grandes títulos na terra batida.

Com a prateleira completa, Alcaraz se torna apenas o quinto tenista da história a vencer os três torneios de nível Masters 1000 disputado no saibro. Antes dele, somente tenistas como Guga, Nadal, Djokovic e o chileno Marcelo Rios haviam erguido estes troféus. Deste quinteto, somente Rios não foi campeão de Roland Garros.

O tenista espanhol conseguiu os três títulos de Masters 1000 de saibro aos 22 anos, completados no início deste mês. Foi, assim, mais precoce que Djokovic e Guga, que tinham 23 na época. Nadal foi quem obteve estas conquistas mais cedo, com 21, a poucas semanas de completar 22.

Alcaraz também brilhou em torneios de saibro de nível logo abaixo dos Masters 1000, caso dos ATPs 500 de Barcelona e do Rio, o Rio Open. Também foi campeão no ATP 250 de Buenos Aires. O domínio no saibro, contudo, ainda não é igualado pelo espanhol nas competições de quadra dura em Masters 1000.

Dos outros seis torneios deste nível, todos disputados em quadra dura, ele só foi campeão em Indian Wells e Miami. Alcaraz ainda busca sua primeira conquista no Canadá (Montreal ou Toronto, as sedes se alternam a cada ano), Cincinnati, Paris e Xangai.

Na temporada 2025, Alcaraz vem sendo dominante, apesar de não ter conquistado o primeiro Grand Slam do ano, o Aberto da Austrália, em janeiro. Ele é o primeiro tenista a somar três títulos no ano. Venceu também em Roterdã e Montecarlo. E, após derrubar o líder do ranking em sua casa, se coloca como o principal favorito ao título de Roland Garros.

Alcaraz chegará ao Grand Slam francês, que começa no dia 25, em grande forma física e técnica. Como subiu para o segundo lugar do ranking, na atualização desta segunda-feira, será o segundo cabeça de chave. Desta forma, só poderá rever Sinner numa eventual final em Paris.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Casas a custo zero são entregues em Diorama e Bom Jardim de Goiás – Portal Goiás

Goiás Social e Agehab entregam 93 casas a custo zero nos municípios de Diorama e…

14 minutos ago

Homem é socorrido pelos bombeiros após atropelamento no Negrinho Carrilho

Um homem de 44 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros na noite desta quinta-feira,…

47 minutos ago

Tarot 2026: Roda da Fortuna indica um ano de grandes transformações

A “Roda da Fortuna”, Arcano 10 do Tarot de Marselha, anuncia 2026 como um ano…

51 minutos ago

Lideranças municipalistas celebram ação do Estado que regulariza passivos do Goiás na Frente

Uma articulação do Governo de Goiás junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) resultou…

1 hora ago

Motorista é preso por dirigir embriagado e colidir com veículo contra portão

Um homem, que não teve sua identidade revelada pela polícia, foi preso em flagrante nesta…

2 horas ago

This website uses cookies.