Alagoas volta a liderar ranking do mercado livre de gás natural, seguida de Sergipe


Alagoas é o estado com o ambiente regulatório mais favorável no Brasil para o Mercado Livre de gás natural, segundo a última atualização do Ranking do Mercado Livre do Gás (Relivre), divulgado nesta segunda-feira, 12. O estado passou novamente Sergipe, que liderava o ranking desde que começou a ser avaliado, em 2023, mas que havia perdido o posto para Alagoas no mesmo ano, retornando ao topo no final do exercício.

Alagoas reassumiu a liderança com pontuação de 91,29, em total de 100 pontos. O ranking é atualizado sempre que há alguma modificação de regulamentação do setor. A análise é baseada em 37 itens regulatórios agrupados em quatro pilares: facilidade de migração, isonomia entre consumidores cativos e livres, comercialização e desverticalização.

Sergipe e o Espírito Santo ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posições no Relivre, com 84,66 e 60,45 pontos, seguidos do Rio de Janeiro, com 59,25. São Paulo aparece em sétimo lugar, com 50,2 pontos.

“Para retornar ao primeiro lugar, Alagoas se destacou com a regulamentação de sua Lei do Gás (Lei nº 9.029/2023), que passou a permitir a livre alocação de volumes de gás pelo consumidor parcialmente livre entre contratos de mercado cativo e livre, além de não impor taxas de fiscalização ou exigências adicionais para comercializadores e vedar, por meio da resolução nº 198/2025, a prática da autonegociação (self-dealing) na aquisição de gás, por parte da concessionária”, informaram as entidades responsáveis pelo ranking.

O Relivre é uma ferramenta desenvolvida em parceria entre a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace); Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); e a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP).

Para a secretária da Fazenda do Estado de Alagoas, Renata dos Santos, a primeira colocação no Relivre é fruto de um processo maduro de governança, aliado a um amplo diálogo institucional com o setor.

“Estar nesta posição é algo extremamente importante para o estado. Buscamos fortalecer o mercado de gás e trazer desenvolvimento para o estado, com investimentos e oferta de energia, e proporcionar segurança jurídica para o setor produtivo”, afirmou em nota. “Com a regulamentação da lei, trabalhamos para eliminar barreiras à entrada de novos agentes do setor em Alagoas, com a definição de regras claras, em conformidade com as boas práticas do mercado”, complementou.

A estrutura tarifária do uso do sistema de distribuição (Tusd) foi outra iniciativa que colaborou para Alagoas voltar à liderança do Relivre. As tarifas a serem cobradas aos agentes livres de mercado foram devidamente categorizadas para atender às especificidades de diferentes perfis, abrangendo os segmentos industrial, veicular, cogeração, comercial e residencial.

Além disso, foi homologado o Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD), a ser firmado entre o consumidor livre ou o consumidor parcialmente livre e a concessionária de gás canalizado, prevendo todas as condições gerais, específicas e de referência acerca das questões técnicas, comerciais e operacionais para o uso da rede de distribuição.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Pagamento do IPVA com desconto de 8% deve ser feito até 15 de janeiro – Portal Goiás

IPVA 2026 pode ser pago até dia 15 de janeiro com 8% de desconto (Fotos:…

24 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de José Filho Rosa, ocorrido nesta…

42 minutos ago

Rosa CanaBrasil usa a ancestralidade para compor suas peças e adereços | ASN Goiás

Rosiméria Pimentel carrega no seu nome artístico, Rosa CanaBrasil, toda a sua ancestralidade e a…

12 horas ago

PCGO apreende armas e munições, em Cocalzinho, e procura por foragido – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Cocalzinho de Goiás…

15 horas ago

Prefeito Renato confirma Carnaval em Goianésia durante lançamento do Folia Goiás em Goiânia

Acontece nesta sexta-feira, 12, na Praça Cívica, em Goiânia, o lançamento oficial do projeto Folia…

15 horas ago

Bia Haddad cai na estreia e dupla de Stefani avança no WTA de Adelaide

As tenistas brasileiras Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani abriram a temporada 2026 nesta segunda-feira…

16 horas ago

This website uses cookies.