AGU pede apreensão de passaporte de dirigentes de entidades investigadas por fraude no INSS


O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, disse, nesta quinta-feira, 8, que há uma “forte suspeita” de que os investigados no esquema de fraude contra aposentados tenham “uma estratégia de ocultação patrimonial fora do Brasil”. Por isso, a AGU pediu à Justiça que os passaportes de todos os dirigentes das entidades investigadas sejam apreendidos. Também solicitou que as corretoras de criptomoedas possam localizar e penhorar valores existentes.

“Há fortes indícios de que essa organização criminosa esteja utilizando criptomoedas para o desvio patrimonial da fraude perpetrada contra aposentados e pensionistas”, disse o ministro em entrevista coletiva nesta quinta.

O governo apresentou no período da manhã uma ação pedindo o bloqueio de bens de associações suspeitas de fraude contra aposentados. Na ação, a AGU pede que R$ 2,56 bilhões sejam bloqueados dessas entidades. Messias disse que “é muito possível que este seja primeiro bloco de ações cautelares que estamos iniciando”.

“À medida em que novas informações, advindas do trabalho realizado pela CGU e o trabalho de investigação policial, seja acrescido ao trabalho já iniciado e que isso nos leve à adoção de outras medidas cautelares contra outras entidades, se eventualmente o trabalho de inteligência policial identificar a adequação dos requisitos legais que ora se tem”, afirmou o ministro.

Segundo o advogado-geral da União, a ação pede o bloqueio cautelar das empresas apontadas como “laranja” no esquema de fraudes no INSS e que o pedido de bloqueio de R$ 2,56 bilhões das associações “é o valor inicial”.

“O trabalho continua e será aportado tão logo tenhamos novas informações. Resolvemos pedir o bloqueio cautelar não só das entidades associativas e de seus dirigentes, mas das empresas laranjas apontadas pelo inquérito policial e adotadas pela CGU como empresas que tenham sido utilizadas para ocultação e transporte patrimonial. Essa medida é de suma importância para que possamos obter êxito no rastreio do recurso”, completou Messias.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fisioterapia para animais: conheça as opções e os benefícios

Assim como acontece com os humanos, cães e gatos também podem precisar de fisioterapia para…

2 horas ago

Bolsonaro é preso em Brasília após violação da tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22) em sua casa,…

3 horas ago

7 receitas com maminha para o almoço

Se você está em busca de um ingrediente para o almoço que seja prático e…

3 horas ago

Solicitação de matrículas escolares para 2026 termina em 1º de dezembro – Portal Goiás

O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública…

6 horas ago

5 orações para o Dia de Santa Cecília

Santa Cecília é venerada como a padroeira da música e dos músicos, uma ligação que…

7 horas ago

Atlético-MG busca título inédito na Copa Sul-Americana

O Atlético-MG enfrenta o Lanús (Argentina) para buscar o inédito título da Copa Sul-Americana. O…

7 horas ago

This website uses cookies.