O Ministério da Agricultura prorrogou por 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em virtude da detecção de gripe aviária em aves silvestres no País. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O estado de emergência em decorrência da H5N1 em aves no País foi decretado inicialmente em 22 de maio de 2023, também por 180 dias, mas vem sendo estendido sucessivamente. A última prorrogação foi feita em 4 de abril deste ano.
O Brasil está livre de gripe aviária em plantel comercial desde o fim de junho. No total, o País já registrou 185 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 172 em aves silvestres), 12 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e um em produção comercial.
Até o momento, apenas um caso de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) foi confirmado em maior em granja comercial no País, em Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – foco já encerrado. Os dados constam na plataforma de acompanhamento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura.
Por: Estadão Conteúdo
O dólar opera em baixa na manhã desta quarta-feira, 8, após abrir em leve alta…
A Polícia Civil investiga uma tentativa de roubo, ocorrida na noite da terça-feira, 7, na…
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou a 0,63% na primeira quadrissemana de…
A Vallourec e a Petrobras celebraram contrato de compra e venda de gás natural no…
Quando Neymar voltou ao Santos no início do ano, o clube da baixada fez questão…
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta quarta-feira, 08, um depósito de reciclagem…
This website uses cookies.