Acordo sobre TikTok garante controle dos EUA sobre algoritmo da rede social, diz Casa Branca


Um acordo entre o TikTok e a China garantirá que empresas americanas controlem o algoritmo que alimenta o feed de vídeos do aplicativo e que os EUA detenham a maioria dos assentos no conselho que supervisiona as operações no país, afirmou a Casa Branca neste sábado, 20.

Uma questão central na disputa entre Washington e Pequim tem sido se a popular plataforma de vídeo social manteria seu algoritmo após a possível saída da empresa-mãe chinesa, a ByteDance.

O Congresso americano aprovou uma lei exigindo que a proibição do TikTok nos EUA entrasse em vigor em janeiro deste ano, mas o presidente Donald Trump assinou repetidamente ordens que permitiram ao TikTok continuar operando nos Estados Unidos, enquanto seu governo tenta chegar a um acordo para que a ByteDance venda suas operações nos EUA.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que a gigante da tecnologia Oracle seria responsável pelos dados e pela segurança do aplicativo e que os americanos controlarão seis das sete cadeiras do conselho.

“Estamos 100% confiantes de que o acordo está fechado, agora ele só precisa ser assinado e a equipe do presidente está trabalhando com seus homólogos chineses para fazer exatamente isso”, disse Leavitt ao programa “Saturday in America” do canal de televisão Fox News.

Um dia antes, Trump e Xi Jinping, da China, discutiram um acordo sobre o TikTok em uma longa conversa telefônica. Leavitt disse que “o algoritmo também será controlado pelos Estados Unidos”, oferecendo mais detalhes sobre como o acordo, pelo menos aos olhos da Casa Branca, está tomando forma.

Trump disse após sua ligação com Xi que os investidores americanos estavam alinhados e que o líder chinês tem sido “um cavalheiro” sobre o assunto. O presidente republicano foi vago sobre a questão crucial de se a China controlaria o algoritmo. “Tudo está sendo resolvido”, disse Trump. “Teremos um controle muito bom.”

Uma declaração do governo chinês após a ligação não esclareceu o que Xi havia concordado em relação à venda de uma participação controladora pela empresa-mãe chinesa do TikTok para evitar uma proibição nos EUA. Leavitt expressou confiança de que o acordo seria finalizado em breve.

“Agora só precisamos que este acordo seja assinado”, disse ela. “E isso acontecerá, eu prevejo, nos próximos dias.”

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

7 sobremesas com uva para atrair prosperidade e paz no Ano-Novo

Na transição para o novo ano, as uvas sempre ganham destaque nas mesas de celebração,…

5 horas ago

Vai alugar um imóvel por temporada? Saiba como agir em casos de danos morais

Durante o final de ano, é comum o aumento de locação de imóvel por temporada.…

6 horas ago

Supercopa Rei será decidida em Brasília em 1º de fevereiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta quarta-feira (31), via rede social, que a…

6 horas ago

Previsões de Janeiro de 2026 para Capricórnio: amor, trabalho e finanças

Na primeira quinzena de janeiro, uma energia intensa e dinâmica estará presente, trazendo motivação e…

7 horas ago

Prefeitura define data de entrega da escola do Residencial Ipê

A Prefeitura de Goianésia definiu a data para a entrega da escola do Residencial Ipê,…

8 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Euripedes de Jesus, ocorrido nesta quarta-feira, 31,…

8 horas ago

This website uses cookies.