O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira, 27, em entrevista coletiva em Kuala Lumpur (Malásia), que o acordo comercial em negociação com os Estados Unidos para reverter o tarifaço não altera a relação do Brasil com a China, principal parceiro comercial do País.
“Isso não tem nenhuma implicação na relação do Brasil com a China. São coisas totalmente distintas”, disse Lula, ao responder se o diálogo com Washington exigiria algum tipo de reequilíbrio na política externa brasileira.
O presidente afirmou que o Brasil continuará mantendo relações autônomas e equilibradas com todos os parceiros, incluindo a União Europeia. “Não há condicionalidade para que a gente possa fazer um acordo, e nem eu aceitaria condicionalidade. Os Estados Unidos estão de acordo com quem quiser, e eu faço acordo com quem quiser”, declarou.
Lula reforçou que o Brasil busca ampliar sua presença econômica internacional com base no pragmatismo e na defesa da soberania. “Vamos fazer o acordo o mais rápido possível, mas mantendo a liberdade de relação com todos os países.”
Por: Estadão Conteúdo
Devido ao feriado de Natal (25/12) e ao ponto facultativo na sexta-feira (26/12), contribuintes de…
A Secretaria da Economia disponibilizou a lista de valores venais dos veículos em Goiás, elaborada…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) garante o atendimento aos usuários do Sistema Único…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam)…
Com foco na confiabilidade do sistema elétrico durante as celebrações de fim de ano, a…
O Natal é uma época de celebração e união, e garantir que todos possam desfrutar…
This website uses cookies.