Ação de Trump contra Brasil é tentativa, contra Lula, de mudar regime


O presidente do Conselho da Open Society, Alex Soros, afirmou nesta quarta-feira, 20, que as tarifas e sanções impostas contra o Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são uma tentativa de interferência no regime político brasileiro, em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro e em prejuízo ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“No caso do Brasil, é claramente uma tentativa de mudar o regime contra o Lula e a favor do Bolsonaro. Está claro na carta que foi enviada, está claro nas políticas, se é que podem ser chamadas de políticas”, disse Soros, em palestra durante o seminário “Globalização, Desenvolvimento e Democracia” na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, realizado pelo banco em parceria com a Open Society Foundations.

Para Alex Soros – que é filho do investidor bilionário e filantropo George Soros -, Trump enxerga a imposição de tarifas como um instrumento de poder, mas Washington já estaria voltando atrás, tanto porque Bolsonaro está inelegível quanto porque pesquisas tendem a mostrar desvantagens de suas medidas.

“Os americanos adoram café e querem continuar tomando seu café”, lembrou. “Desde que Trump foi eleito, houve apenas uma eleição em que ele ou Vance (J.D. Vance, vice-presidente dos Estados Unidos) tentaram interferir e elegeram um candidato, foi na Polônia. Se olhar o mundo, é muito pior ser amigo do Trump do que inimigo dele. É muito melhor ser atacado por ele por motivos políticos do que ser amado por ele”, acrescentou.

O investidor norte-americano disse que Trump tem usado tarifas como ferramenta da disputa em todo o hemisfério ocidental, e não apenas contra o Brasil. Soros comentou sobre já ter se referido a Trump como uma pessoa que faz bullying, prática que tem tido efeitos políticos negativos, como o aumento do sentimento de patriotismo entre a população dos países-alvo.

“Eu disse no contexto dos Estados Unidos, e acho que se aplica ao mundo inteiro. Trump apenas respeita pessoas que são mais poderosas ou mais ricas do que ele. É uma fascinação que ele tem com estados como Arábia Saudita ou Catar”, mencionou. “Você não pode permitir que os que fazem bullying te dominem. É importante lutar contra isso e segurar à frente sua posição.”

Quanto à questão da emergência climática, Soros constatou que a ausência dos Estados Unidos, o maior emissor de gases estufa, na COP30 “obviamente é uma questão”, mas a conferência sobre mudanças climáticas é uma oportunidade para o Brasil de exibir realizações, num momento em que a humanidade “está perdendo essa guerra”. Segundo ele, diante da falta de perspectivas de conquistas futuras na vida, a emergência climática torna-se uma “questão secundária para as pessoas”.

“Acho que nós não pensamos o suficiente no que as pessoas estão dispostas a sacrificar para combater a mudança climática, ou então está tão distante na forma, que não é algo de emergência. Então há uma paralisia”, concluiu.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…

2 horas ago

Sebrae Goiás integra Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal lançado pelo Governo do Estado | ASN Goiás

O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de…

5 horas ago

Reforma da UPA, postos de saúde e entrega do novo hospital integram o maior programa de estruturação da saúde em Goianésia

A Prefeitura de Goianésia deu início ao maior programa de reestruturação da saúde já realizado…

9 horas ago

CPE prende suspeito por tráfico de drogas durante ação em Goianésia

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na prisão de um suspeito por…

10 horas ago

Renegociação de dívidas: como reorganizar as finanças e sair do vermelho em 2026

A renegociação de dívidas tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum para brasileiros…

11 horas ago

Carnaval de Goianésia 2026 tem atrações nacionais e expectativa de R$ 15 milhões na economia

As atrações oficiais do Carnaval de Goianésia 2026 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 16,…

12 horas ago

This website uses cookies.