Ação da PF contra Bolsonaro ganha repercussão internacional e domina redes no Brasil


A operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou destaque em veículos internacionais como CNN, Fox News e Reuters e impulsionou um salto de 319% nas postagens em outras línguas ao longo da manhã desta sexta-feira, 18 (leia mais abaixo).

No Brasil, o impacto foi ainda mais expressivo: levantamento da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados mostra que oito das dez primeiras posições dos Trending Topics do X às 10h eram ocupadas por expressões relacionadas à ação autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Por ordem de Moraes, o ex-presidente também ficará submetido a medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de acessar as redes sociais. Além disso, Bolsonaro precisará cumprir o recolhimento domiciliar de 19 horas às 7 horas, inclusive nos fins de semana. O capitão reformado também não poderá se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros nem com outros réus e investigados pelo STF.

Entre os termos mais citados estavam “GRANDE DIA” (1º lugar, com 44 mil menções), “TOC TOC TOC” (5º lugar, com 17,5 mil menções), o nome de Jair Bolsonaro (2º lugar, com 126 mil menções) e “Polícia Federal” (3º lugar, com 40 mil menções). Outros tópicos ligados à operação, como “Xandão”, “Perseguição” e “Ditadura”, também figuraram entre os mais comentados.

Uma análise amostral do instituto a partir de 210 mil postagens, feitas por cerca de 68 mil usuários únicos, indicou pico de menções às 10h, com tendência de alta. A amostra contabilizou mais de 21 milhões de impressões e 825 mil curtidas.

Entre os perfis mais engajados estavam influenciadores de esquerda e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), responsável por uma das publicações mais compartilhadas do dia, superando 160 mil visualizações e 14 mil interações. O influenciador Felipe Neto e os portais G1 e Bloomberg também figuraram entre os emissores mais seguidos, enquanto parlamentares como Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) lideraram a mobilização política na rede.

No Google Trends, Bolsonaro chegou ao topo das buscas no Brasil, com pico às 9h40 e mais de 100 mil pesquisas – a expressão “Bolsonaro preso” também apareceu entre as primeiras posições.

Mídia internacional

Jornais de diversas partes do mundo destacam a notícia sobre as medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Na capa do site do jornal espanhol El País, é destacado o uso da tornozeleira por risco de fuga e, em nota, o periódico destaca que Bolsonaro “acordou nesta sexta-feira em sua casa em Brasília com a visita mais temida: a Polícia Federal”.

No inglês The Guardian, a notícia recorda que os temores de fuga do ex-presidente para o exterior se intensificaram nos últimos dias, depois que o presidente americano, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% ao Brasil, como resultado do que chamou de “caça às bruxas” contra seu aliado de direita. “Na quinta-feira, o presidente dos EUA publicou uma carta a Bolsonaro nas redes sociais na qual denunciou o ‘tratamento terrível’ que, segundo ele, seu aliado estava recebendo do governo brasileiro”, menciona o texto.

A Al Jazeera, do Catar, ressalta o “lobby” feito por Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente brasileiro, em Washington para influenciar o governo trumpista a impor sanções ao Brasil, de acordo com a declaração do STF. Nos Estados Unidos, o The News York Times menciona que a ação “aumenta a rivalidade do Brasil com Trump”.

Outras agências de notícias e jornais, como o argentino La Nación, a Reuters e o francês Le Figaro também destacaram a notícia.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Trump vai buscar superar diferenças com o Brasil, diz Rubio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai explorar maneiras de superar diferenças com o…

15 minutos ago

Trump aumenta tarifas do Canadá após se irritar com anúncio de TV

Um anúncio de cerca de um minuto pago pela província de Ontário, no Canadá, e…

1 hora ago

Trump diz que espera chegar a acordo ‘completo’ com a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 25, que espera chegar a…

1 hora ago

Conversa de Lula com Trump não tem ‘assuntos proibidos’, diz Alckmin

O presidente brasileiro em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou neste sábado, 25, que o encontro…

2 horas ago

Ator de Hollywood diz que filho sofre bullying por ser ‘nepo baby’: ‘Crianças são cruéis’

O ator Stellan Skarsgård revelou que seu filho mais novo sofre bullying na escola por…

2 horas ago

Trump espera que China ajude a pressionar Rússia por paz na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 25, que gostaria que a…

2 horas ago

This website uses cookies.