O advogado Paulo Amador Bueno, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro na ação penal da tentativa de golpe de Estado, afirmou nesta quarta-feira, 3, que o julgamento que pode levar à condenação do ex-chefe do Executivo exigirá uma “credibilidade”, que será “exteriorizada por respeito ao devido processo legal, à ampla defesa, à imparcialidade, ao princípio do juiz natural e com base em provas evidentes e não em narrativas e suposições”.
Segundo Bueno, se a decisão ocorrer “de outra forma”, o julgamento será “inacabado”, porque “estará sempre submetido ao tribunal do povo”, que “não poupará palavras” em dizer que julgamento trata de um “movimento político e não de uma liderança somente”. “Não podemos permitir que entendam que à Corte teria faltado atenção à gravidade do caso e à falta de elementos que possam imputar a Bolsonaro os delitos relacionados na denúncia”, sustentou.
Bueno pediu a absolvição do ex-presidente, alegando que ela é “imperiosa” para não se ter uma versão “brasileira e atualizada” do caso Dreyfus, “uma cicatriz na história jurídica do ocidente”. A indicação faz referência ao caso de Alfred Dreyfus, capitão do Exército francês que foi condenado à prisão perpétua por fornecer informações militares para os alemães, mas, depois de anos cumprindo pena, foi inocentado.
As ponderações ocorreram logo após Bueno sustentar que o ex-chefe do Executivo “não pretendeu” dar golpe de estado e “não teve intuito de ir adiante com projeto criminoso”. Segundo Bueno, os atos posteriores de Bolsonaro foram voltados a desestimular apoiadores. O advogado alegou ainda que, em uma live no último dia do ano de 2022, o ex-presidente foi enfático ao pregar o “respeito às leis e à Constituição”.
Por: Estadão Conteúdo
Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…
O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…
Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…
O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…
This website uses cookies.