GOIAS

Abertas inscrições para quarta edição do Encontro Estadual de Saúde Mental

Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais e pontos focais de 18 regionais de políticas públicas de Saúde Mental em Goiás, que será realizados nos dias 8 e 9 de abril, em Caldas Novas. O secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, está confirmado na solenidade de abertura, no dia 8, uma terça-feira.

Segundo Nathália dos Santos Silva, gerente de Saúde Mental da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Spais/SES-GO), o evento é extremamente relevante para aprofundar a Rede de Atenção Psicossocial. As inscrições serão abertas na próxima semana.

Coordenadores de serviços de saúde mental, pontos focais, apoiadores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde constituem o público-alvo. De acordo com a gerente, a orientação da abordagem psicossocial é antimanicomial, humanizada. “Esse é um trabalho com gestão participativa, o que inclui o envolvimento tanto dos profissionais da área como dos usuários do sistema. Não se trata de um encontro de formação”, observa.

O encontro é, portanto, uma estratégia de alinhamento participativo. Representantes dos Ministérios Público Estadual (MP-GO), da Saúde (MS) e da Justiça (MJ), dos Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Estadual da Saúde de Goiás (CES-GO), Associação dos Usuários do Sistema de Saúde Mental participarão do fórum.

A programação inclui credenciamento, no dia 8, das 8h às 8h30. A mesa de abertura ocorrerá das 8h30 às 10h. Das 10h às 12h, a primeira conferência abordará o tema Modelo de Atenção Psicossocial para Cuidado em Saúde Mental.

Cinco salas instalarão os Grupos de Trabalho: sala 1, Matriciamento de Saúde Mental na Atenção Primária. Sala 2, Gestão Colaborativa e Intersetorial no Cuidado Integral em Saúde Mental. Sala 3, Perspectiva Biopsicossocial. Sala 4, Álcool e Drogas: Ações de Redução de Danos e Diretrizes. A sala 5 abrigará os integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) sobre Manejo no cuidado em Saúde Mental Infantojuvenil no Contexto do Caps.

No segundo dia do evento, às 8h, será realizada uma aula sobre Processo de Trabalho de Caps. A Plenária será aberta às 10h, com encerrará dos trabalhos previsto para as 12h. A última etapa será a mesa de orientação e informes de processos de trabalho pela Gerência de Saúde Mental da SES-GO. Os trabalhos vão ser encerrados às 17h.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de abril, por meio do endereço: https://www.even3.com.br/4-encontro-goiano-de-coordenadores-municipais-de-saude-mental-536099

Thiago Henrique (arte)/Comunicação Setorial

Por Renato Dias/Comunicação Setorial

Dener Rafael

Recent Posts

Campeonato Brasileiro: Flamengo e Cruzeiro empatam em Maracanã lotado

O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…

8 minutos ago

Criciúma busca empate com Vila Nova e volta para a liderança da Série B

Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…

12 minutos ago

Flamengo e Cruzeiro fazem jogo movimentado, mas não tiram o zero do placar no Maracanã

No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…

1 hora ago

Libertadores Feminina: Corinthians inicia busca pelo hexa com empate

Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…

1 hora ago

Casa onde Hungria fez show é interditada; rapper está internado com suspeita de intoxicação

O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…

2 horas ago

This website uses cookies.