‘A morte faz parte da vida e a gente segue’, diz Gilberto Gil sobre Preta, sua filha


O cantor Gilberto Gil falou a respeito da morte de sua filha, Preta Gil, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 10, Dia dos Pais. “Estamos tristes, naturalmente. Ainda temos que nos acostumar com a perda, com a falta. Preta era uma menina muito cheia de vida, muito intensa no sentido afetivo. Ao mesmo tempo, ela já vinha com um sofrimento prolongado de três anos, quase”, afirmou.

“Com a Preta a gente teve tempo para, de certa forma, irmos nos acostumando com a ideia. O diagnóstico dela foi logo de início muito duro. As expectativas em relação à possibilidade de ela se curar eram pequenas”, prosseguiu.

O cantor afirmou que, apesar do luto, retomará os compromissos profissionais, com a turnê Tempo Rei. “A morte faz parte da vida e a gente segue, né?”.

“Ela era cantora! Cantava! Dizia em vários momentos da doença: ‘Vai cantar! Vai pai, vambora!’. Ela tinha esse lado. É um respeito também a esse caráter profundo da personalidade dela. Voltar a cantar por aí”, acrescentou.

Cinzas

Gil revelou os planos para as cinzas da cantora: “(Ela queria que) fossem distribuídas entre as pessoas da família e dos amigos. Hoje, eu estava vendo a caixinha com as cinzas dela. Tem gente, por exemplo, que quer usar as cinzas para fazer uma espécie de joia. Tem gente que quer ter um tiquinho das cinzas em casa. Talvez seja o caso da família. Jogar um pouquinho no jardim de uma das casas. No mar da beira do mar de uma casa na Bahia”.

Conversas com a filha

Segundo o cantor, não houve um momento de “última conversa” com Preta. “Não. Sabendo que seria a última, não. Porque o mistério da vida continuava tão intenso quanto o mistério da morte. As nossas conversas eram sempre associadas a isso. Os amigos, os parentes, o filho dela, os amores dela, enfim, as coisas do mundo”, disse.

Sobre o tratamento do câncer no exterior, Gil afirmou que fez parte da tentativa de recuperação de Preta. “Ela resolveu ir, dentro desse contexto extraordinário de empenho, de amor à vida, de apego no sentido mais benigno da palavra. Eu usei esses últimos tempos lá nos Estados Unidos para disso. Acompanhá-la, cercá-la, no maior conforto possível.”

O legado de Preta Gil

Em determinado momento da entrevista, Gil se emocionou e abriu um largo sorriso ao relembrar de bons momentos: “Ela era talvez a mais espevitada de todos os filhos. Era uma menina incrível. Pretinha.”

Gilberto Gil também citou o que considera os maiores legados de Preta. “Primeiro com a música. Ela se dedicou logo pequenininha já tinha muito gosto. Vivia num ambiente saturado de música, com a madrinha, os parentes, tudo mais. Estava pensando ontem sobre isso, sobre a herança que ela deixa para nós. Ela viveu uma vida que nos ensina muita coisa. Nos indica direções, escolhas a serem feitas, valores a serem cultivados. Era entusiasta de viver para que a vida seja melhor para ela e para todos. É o que fica dela, além da saudade”, disse o cantor, com um sorriso no rosto.



Por:Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

SP segue com frio intenso nesta semana

As baixas temperaturas permanecem atingindo a cidade de São Paulo nesta semana. O dia amanheceu…

13 minutos ago

Neymar joga 90 minutos pelo 6º jogo seguido, bate marca do PSG e mostra durabilidade no Santos

Principal estrela do Santos, a atuação de Neymar ficou ofuscada pelo brilho de Guilherme na…

32 minutos ago

Crystal Palace de John Textor sofre derrota em recurso na CAS e ‘cai’ para a Liga Conferência

Um dia após celebrar a inédita conquista da Supercopa da Inglaterra com 3 a 2…

53 minutos ago

Homem é morto a tiros em Jaraguá

Na noite de sábado (9), um homem identificado como Renato Santos Barreto, de 30 anos,…

2 horas ago

Quem é Terence Atmane, rival de João Fonseca na terceira rodada do Cincinnati Open

João Fonseca está perto de atingir uma marca histórica: avançar às oitavas de final de…

2 horas ago

Direção do Grêmio cita trabalho e ‘banca’ abatido Mano Menezes até próximo jogo no Brasileirão

Um compromisso do presidente Alberto Guerra na sede da CBF, nesta segunda-feira, deve dar uma…

2 horas ago

This website uses cookies.