O Governo de Goiás dá mais um passo importante no combate à criminalidade, reforçando o compromisso com a segurança pública e a
qualidade de vida da população goiana. Ao integrar o trabalho das forças policiais à Inteligência Artificial (IA), a gestão estadual lança nesta
segunda-feira (26) o sistema “IA Contra o Crime”, solução tecnológica que amplia a agilidade no atendimento às ocorrências, reduz o tempo de elucidação de crimes e aumenta a efetividade do policiamento.
A nova ferramenta permite a identificação rápida de veículos e pessoas suspeitas de comer crimes a partir de pequenas características, por meio de câmeras de videomonitoramento integradas à IA. A nova infraestrutura implantada pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) cruza dados fornecidos por vítimas e policiais, como localização, horário, vestimentas, fragmentos de placas e tipo de veículo, e realiza buscas automáticas em imagens de câmeras, localizando criminosos e veículos roubados com precisão. O diferencial do sistema é a autonomia tecnológica, sem depender exclusivamente de bancos de dados ou da ação humana para identificar suspeitos.
Como funciona
Na prática, a plataforma conta com dois módulos de busca. O de veículos identifica modelo, cor, partes da placa, número de passageiros e detalhes visuais, como adesivos, danos na lataria ou mesmo a presença de mochilas de entregas por aplicativos. Já o módulo de pessoas reconhece suspeitos por faixa etária, gênero e características das roupas, como tipo e cor.
Após a identificação, alertas automáticos são enviados às viaturas da Polícia Militar por meio de um aplicativo intuitivo, desenvolvido para a rotina operacional das ruas. As equipes, que antigamente precisavam imprimir planilhas diárias para identificar veículos e pessoas procuradas, agora recebem, em tempo real, imagens, localização exata da ocorrência e acesso direto a rotas otimizadas, substituindo processos manuais e ampliando a eficiência do trabalho policial.
Implantado inicialmente como projeto piloto em Luziânia e Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, há seis meses, o sistema de Inteligência Artificial do Governo de Goiás já alcança nove municípios da região, formando um “cinturão virtual de monitoramento” que resultou em aumento aproximado de 80% na solução de crimes como roubos e furtos. A expansão seguirá para Goiânia e Região Metropolitana, áreas de fronteira estadual e, por fim, cidades turísticas.
A nova ferramenta é um software brasileiro de inteligência policial feito para a realidade nacional, desenvolvida por uma empresa formada por jovens brasileiros com experiência no Vale do Silício (EUA). A plataforma permite o compartilhamento de alertas entre municípios e pode ser integrada a câmeras de videomonitoramento públicas e privadas, como de comércios e condomínios, ampliando a cobertura e fortalecendo o combate a roubos, furtos, homicídios, sequestros e a captura de foragidos.
IA Contra o Crime: tecnologia que atua em tempo real
Inteligência Artificial integrada às ruas: sistema conectado a câmeras de videomonitoramento acelera a identificação de suspeitos e veículos
Busca inteligente e precisa: reconhecimento de veículos por modelo, cor, fragmentos de placa e detalhes visuais, e de pessoas por faixa etária, gênero e vestimentas
Dados que se cruzam sozinhos: informações fornecidas por vítimas e policiais são analisadas automaticamente pela IA
Resposta imediata: alertas chegam às viaturas da PM em tempo real, com imagens, localização exata e rotas otimizadas
Mais eficiência no policiamento: tecnologia substitui processos manuais e fortalece o combate ao crime








