A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela deram as boas-vindas, nesta terça-feira, 20, aos estudantes da rede estadual de ensino, durante cerimônia de inauguração de escola que marcou o início do ano letivo de 2026.
A solenidade foi realizada em Aparecida de Goiânia, durante a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual José Bonifácio da Silva, no Setor Campos Elíseos.
Gracinha Caiado destacou a importância de garantir condições e infraestrutura adequadas aos estudantes e professores.
“São mais de mil escolas reformadas e reconstruídas para dar oportunidade para que os alunos possam estudar em salas refrigeradas e com uma merenda de qualidade”.
Não é por acaso que, hoje, a educação em Goiás é a primeira colocada no Brasil, fruto de sete anos de muito trabalho e dedicação, pois sabemos que apenas a educação transforma e dá oportunidade para que esses jovens, muitos em situação de vulnerabilidade, possam ter um futuro melhor”, enfatizou.
Ao dar início ao semestre letivo, a primeira-dama ressaltou que o Governo de Goiás garante oportunidade aos alunos da rede pública.
“A única preocupação dos pais é matricular os filhos, porque todos os materiais necessários para o bom desempenho dos estudantes são garantidos pelo governo”, enfatizou.

Atualmente, as 940 escolas estaduais atendem mais de 444 mil alunos nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Todas as turmas retornam às aulas com:
– materiais didáticos;
– kits de material escolar;
– uniformes;
– tênis.
Além disso, muitos deles são contemplados com o Bolsa Estudo, auxílio financeiro mensal que visa combater a evasão escolar.
“A cada ano, a gente fica mais feliz no início do ano letivo, porque temos o que comemorar, vendo as escolas reformadas, novos programas e iniciativas que estão estimulando os nossos alunos e profissionais da educação, garantindo a manutenção de Goiás como a melhor rede estadual de ensino do Brasil”, comentou o vice-governador Daniel Vilela.
“Vamos seguir em frente, buscando sempre agregar mais tecnologia e iniciativas à aprendizagem”, completou.

Estrutura
Para 2026, está prevista a inauguração de 10 unidades escolares no estado, sendo a primeira delas o Colégio Estadual José Bonifácio da Silva.
Com capacidade para atender aproximadamente 700 estudantes nos turnos matutino e vespertino, a nova sede recebeu R$ 5,6 milhões em investimentos estaduais e foi construída em alvenaria, substituindo a antiga estrutura de placas de concreto, garantindo espaços seguros e confortáveis a toda a comunidade escolar.
De acordo com a secretária da Educação, Fátima Gavioli, a obra é resultado de um compromisso do Governo de Goiás com o fim das escolas pré-moldadas.

“O governador Caiado me chamou e pediu para reconstruir as escolas de placa, trazendo dignidade e respeito à comunidade escolar. E hoje estamos entregando a quinta escola de Aparecida e, até o final desta gestão, não teremos mais nenhuma escola de placa no Estado de Goiás. Isso faz parte do passado”, afirmou.
O novo colégio conta com estrutura física completa, distribuída em seis blocos, adequada ao funcionamento de atividades pedagógicas, administrativas e de convivência escolar.
A unidade possui:
– oito salas de aula;
-laboratório;
-sala de informática;
-biblioteca;
-auditório e espaços destinados ao incentivo à leitura, à pesquisa e à realização de eventos pedagógicos e culturais);
– refeitório;
– quadra coberta;
A escola ainda possui sala de grêmio estudantil e ambientes voltados ao protagonismo juvenil, às atividades práticas e ao uso de tecnologias educacionais.
“Essa escola trouxe dignidade para nós. Estamos há 26 anos esperando esse colégio, e a comunidade inteira sonhou com isso. Temos certeza de que tanto alunos quanto pais e professores vão levar daqui tudo de bom que essa nova estrutura representa”, agradeceu a diretora do colégio, professora Cristiane Alves.
Já o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, elogiou a nova estrutura.
“É uma escola nova, moderna, com a mais alta tecnologia, para que os nossos alunos aparecidenses possam ter aqui o melhor resultado”, comentou.






