O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 15, no Palácio das Esmeraldas, o Plano de Desenvolvimento do Setor Florestal em Goiás, iniciativa que reúne um conjunto de ações para estruturar e impulsionar a silvicultura no estado, com foco na atração de novas indústrias, especialmente dos segmentos de papel e celulose. O Sebrae Goiás é parceiro do plano e atuará de forma integrada no fortalecimento da cadeia produtiva e no apoio aos pequenos negócios envolvidos no setor.
A proposta organiza medidas que envolvem estímulos ao setor primário, ampliação da base florestal para exploração econômica sustentável, investimentos em logística, capacitação de mão de obra, revisão de legislações para desburocratização, além da participação de fundos públicos e privados para viabilizar novos empreendimentos. O objetivo é posicionar Goiás como referência no mercado nacional e global de produtos de base florestal.
Durante o lançamento, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou o potencial competitivo e atrativo do estado para ampliar o ecossistema produtivo. “Como agentes públicos, temos a obrigação de colocar Goiás como protagonista. Políticas públicas inteligentes geram desenvolvimento e o investimento no setor de base florestal é fruto desse pensamento. Nós temos as condições para que Goiás ocupe, rapidamente, esse espaço de destaque no cenário mundial”, afirmou o vice-governador.

Parceiro da iniciativa, o Sebrae Goiás contribuirá com ações voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios, à qualificação de produtores e empreendedores, ao fortalecimento da gestão e à integração das empresas às novas oportunidades geradas pela expansão do setor florestal no estado.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, o plano representa um avanço importante para o estado ao unir produção responsável, geração de renda e desenvolvimento regional. “Não tenho dúvidas que, em um estado com um clima propício e um solo saudável como o nosso, essa cadeia produtiva vai promover desenvolvimento, harmonia e qualidade de vida aos goianos. E quando nós vemos o governo liderando um processo com a iniciativa privada apoiando, com todos engajados e seguindo uma mesma direção, o resultado positivo é certo”, ressaltou José Mário.

O anúncio foi marcado também pela assinatura de um protocolo de intenções que formaliza a cooperação entre o Governo de Goiás e entidades representativas do setor produtivo, incluindo Faeg, Fieg, Sebrae Goiás, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A articulação reforça o compromisso conjunto com a atração de investimentos, a sustentabilidade ambiental e a geração de emprego e renda em todas as regiões do estado.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
Fonte: Sebre Goiás





