A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — principal causador de bronquiolite — em gestantes a partir de 28 semanas. A imunização ocorre das 07h20 às 16h50 em quatro Unidades Básicas de Saúde do município.
A nova etapa da campanha reforça a estratégia de proteção dupla: a gestante é imunizada e o bebê recebe anticorpos por meio da placenta, ficando protegido nos primeiros meses de vida, período de maior risco para quadros graves do VSR.
Público-alvo e documentos necessários
A vacinação é destinada exclusivamente a gestantes que já completaram 28 semanas de gestação. Para receber a dose, é necessário apresentar, documento pessoal, cartão de vacina e comprovante das semanas gestacionais (cartão da gestante ou ultrassom morfológico).
Locais de vacinação
A aplicação da vacina está sendo realizada nas seguintes unidades:
– UBS Arturo Bermudez – Rua 33, entre Av. Minas Gerais e Rua 14 – Centro
– UBS Pedro Miguel – Av. Contorno c/ Rua 36 – Bairro Nova Aurora
– UBS Maria Piedade – Av. Minas Gerais c/ Av. Contorno – Vera Cruz
– UBS Valdelícia de Souza – Rua 10 – Próximo à UPA – Bairro Amigo
Importância da imunização contra o VSR
O VSR é um dos principais responsáveis por infecções respiratórias em bebês, especialmente nos meses mais frios, quando aumentam os casos de bronquiolite e pneumonias.
Para profissionais de saúde, a vacinação de gestantes é a forma mais eficaz de reduzir hospitalizações e complicações respiratórias em recém-nascidos.
A Secretaria de Saúde reforça o chamado para que todas as gestantes dentro da faixa recomendada procurem a unidade mais próxima e mantenham o calendário vacinal atualizado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com a chegada da vacina contra o VSR, Goianésia fortalece a assistência preventiva voltada às gestantes e à primeira infância. A imunização segue durante todo o período de disponibilidade das doses.












