O comandante do 18º Batalhão Bombeiro Militar de Goianésia, Tenente-Coronel Dutra, divulgou um comunicado neste sábado (8) reforçando o alerta laranja de risco de chuvas intensas e tempestades emitido pela Defesa Civil Estadual para o Estado de Goiás.
Segundo o oficial, o objetivo é informar e orientar a população, sem gerar pânico.
“Nós não estamos aqui para vender sustos. Não há previsão de ventos como os que ocorreram no Paraná, de 250 km/h. O cenário para Goiás é diferente, mas existe sim a possibilidade de ventos fortes de até 70 km/h, queda de granizo e danos leves”, destacou Dutra.
O comandante explicou que a medida é preventiva e tem como foco garantir que as equipes municipais e regionais estejam preparadas para qualquer eventualidade.
“Nós transmitimos as informações aos prefeitos da região — Goianésia, Vila Propício e Barro Alto — para que as defesas civis municipais fiquem em alerta. O sucesso do nosso trabalho será não termos vítimas nem danos significativos”, completou.
De acordo com o CIMEHGO (Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás), há risco de chuvas entre 20 e 40 mm/h ou até 70 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento de até 70 km/h.
Entre os riscos associados estão queda de árvores e galhos, alagamentos localizados, descargas elétricas e interrupção do fornecimento de energia.
🧭 Recomendações da Defesa Civil:
– Evitar áreas com risco de alagamento ou enxurradas;
– Retirar objetos soltos de quintais e varandas;
– Evitar abrigar-se sob árvores durante ventos e tempestades;
-Não tentar atravessar áreas alagadas;
– Em caso de emergência, ligar 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
Ver essa foto no Instagram









