O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que a Operação Fronteira, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira, 31, frustrou o roubo de mil pistolas. Esse dado não costuma ser divulgado após as operações.
“Nós frustramos um roubo de mil pistolas em um ambiente alfandegado. Aliás, nesse ponto é algo que normalmente nós não revelamos na Receita Federal. Mas entendemos que é importante, neste momento em que se discute tanto a apreensão de armas, mostrar que mais importante do que apreender a arma que está lá na mão do bandido é impedir que ela chegue até as mãos dessas organizações criminosas”, disse Barreirinhas. “E essa ação da Receita Federal nesse momento reflete isso, com apoio, repito, da inteligência da Polícia Federal, com apoio inclusive agora das Forças Armadas, para onde foram deslocadas essas armas para maior segurança”, completou.
O secretário disse que o trabalho de combate à organização criminosa pode ser feito com inteligência e cooperação, “com um único tiro”.
Ele ainda afirmou que é possível combater essas organizações “no varejo”, mas é preciso derrubar seu pilar de sustentação.
Números da operação
– 1.800 abordagens aproximadamente, incluindo portos e aeroportos
– 27 prisões em flagrante, de pessoas envolvidas com tráfico de drogas e contrabando
– 3,5 toneladas de drogas apreendidas, sendo aproximadamente 600 Kg de cocaína
– 215 mil litros de bebidas destiladas adulteradas apreendidos (com rótulos e embalagens)
– Prédio de 20 andares em Belo Horizonte interditado, após trabalho de inteligência com a Polícia Federal e mandados de busca integral: fortes indícios de atuação de organização criminosa envolvida com lavagem de dinheiro, sonegação, contrabando e outros crimes
– frustração de roubo de 1 mil pistolas em ambiente alfandegado, que iriam parar nas mãos de organizações criminosas, com apoio da inteligência da Polícia Federal e da polícia local
– 1 aeronave apreendida (com mais de 500 smartphones de alto valor)
– 220 veículos apreendidos
– R$ 160 milhões em mercadorias apreendidas
Por: Estadão Conteúdo








