A reclamação do Flamengo sobre uma ação surpresa da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) fez com que o órgão respondesse, explicando a visita, que também ocorreu na Academia de Futebol, centro de treinamento do Palmeiras. Em nota, a ABCD enfatizou que trata os clubes igualmente.
As ações da Comissão de Dopagem antecedem o duelo decisivo entre Flamengo e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. Os palmeirenses lideram, com três pontos de vantagem para os flamenguistas.
“O teste antidopagem faz parte da carreira do atleta e deve ser reconhecido como atividade habitual. Se igualmente essas equipes são relevantes, igualmente serão tratadas, sem que seja colocado em risco o sigilo e confidencialidade das missões. Essa informação só poderia se tornar pública quando todos os atletas estivessem formalmente notificados”, diz um trecho da nota da ABCD.
O órgão ainda destacou que atua conforme o Código Mundial Antidopagem, o Código Brasileiro Antidopagem (CBA) e o Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA).
Um dos pontos argumentados pelo Flamengo é de que a Conmebol já havia realizado testagem com as equipes semifinalistas da Libertadores. A ABCD rebateu dizendo que testes feitos por organizações internacionais não substituem o planejamento nacional.
“Os oficiais da ABCD atuam com absoluto sigilo, confidencialidade e integridade do processo, observando limites operacionais e respeitando a privacidade dos atletas e das equipes. Importante frisar que essa etapa não impede nem interrompe as atividades previstas, tendo os oficiais que aguardar a conclusão dos treinos e demais compromissos da equipe, de modo a não interferir na rotina esportiva”, acrescenta a nota.
Na visão do Flamengo, o planejamento do técnico Filipe Luís acabou comprometido. “A visita, marcada pela exigência de acompanhamento presencial de todo o trabalho em campo – inclusive em momentos que tradicionalmente são restritos à comissão técnica e aos jogadores -, desorganizou a rotina programada e expôs indevidamente a privacidade do grupo”, escreveu o clube em nota.
O Palmeiras não repetiu a postura do Flamengo sobre a ação. O clube apenas confirmou que os atletas passaram pela testagem, mas não apontou “surpresa” ou prejuízo nos trabalhos de treinamento.
A partida entre Flamengo e Palmeiras ocorre às 16h (de Brasília) de domingo, no Maracanã. Se os palmeirenses vencerem, abrem vantagem maior sobre os adversários. Já uma vitória flamenguista deixa as equipes com a mesma pontuação.
Por: Estadão Conteúdo