Policiais militares foram acionados via Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) para atender a uma ocorrência de violência psicológica contra idosos na cidade de Barro Alto, no setor Morada Nova.
Chegando ao local, a equipe policial (Subtenente Wenderlan e Soldado Araújo) encontrou o suspeito em visível estado de alteração emocional. As vítimas – pais do suspeito – relataram que o filho teria proferido ameaças e injúrias contra eles, colocando ambos em situação de medo e constrangimento.
Diante dos fatos, o suspeito, que não teve sua identidade revelada, recebeu voz de prisão e foi conduzido ao Hospital Municipal de Barro Alto para a confecção do relatório médico. Em seguida, foi encaminhado à Central de Flagranted da 15ª Delegacia Regional de Polícia, em Goianésia, onde ficou à disposição da Justiça.
A polícia explicou que em todo Estado vem sendo realizada a “Operação Virtude” com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra os idosos, divulgar canais de denúncia (como o Disque 190) e buscar a redução desses crimes.
A operação envolve diversas instituições do Estado, como a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Desenvolvimento Social, que realizam palestras, distribuição de materiais informativos e ações sociais.
A iniciativa visa coibir diversas formas de violência (física, psicológica, moral e patrimonial) e atua de maneira preventiva e repressiva.
O objetivo central é garantir um ambiente seguro e solidário, combatendo a vulnerabilidade. As condutas criminosas contra idosos são tipificadas principalmente no Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), destacando-se:
Fraude Financeira: Atos para obter vantagem indevida ou desviar bens e rendimentos do idoso (Violência Patrimonial).
Violência Psicológica: Condutas que causam dano ou sofrimento emocional.
Negligência/Abandono: Omissão dos cuidados essenciais à subsistência e saúde do idoso.
A mensagem final é um apelo à responsabilidade social: Não se omita, Denuncie!