Iniciativa faz parte do programa de parcerias institucionais que tem transformado a infraestrutura viária em Goiás e ampliado a competitividade do setor produtivo (Foto: Wesley Costa)
O governador Ronaldo Caiado deu início neste sábado (04/10) à obra de pavimentação da GO-147, que liga Bela Vista de Goiás a Silvânia. Com extensão de 46,3 quilômetros, a intervenção inclui a construção de uma ponte de 50 metros sobre o Rio dos Bois e representa investimento de R$ 152 milhões, oriundos do Fundeinfra.
A iniciativa faz parte do programa de parcerias institucionais que tem transformado a infraestrutura viária em Goiás e ampliado a competitividade do setor produtivo.
“Esse investimento tem uma abrangência social enorme. É um avanço humanizado para a população que mora nessa região”, disse Caiado.
Segundo o governador, a obra não só vai suprir uma demanda histórica, como trazer muito mais qualidade de vida e dignidade à população de uma região que, mesmo tão próxima da capital, ficou esquecida por décadas.
Caiado destaca que obra traz qualidade de vida e dignidade à população de uma região que ficou esquecida por décadas (Foto: Wesley Costa)
“Já pensaram as crianças transitando aqui para ir para a escola? A ambulância, transitando para ir para o hospital? O produtor rural podendo chegar, seja na seca ou na chuva, na sua propriedade? E a segurança pública? Também a rapidez com que as nossas patrulhas, como também Corpo de Bombeiros militar chegam ao local em caso de acidentes, com rapidez para atender”, ponderou.
De acordo com estudos do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), responsável pela execução da obra, em parceria com o Governo de Goiás, a pavimentação vai beneficiar diretamente 10 municípios e mais de 6,4 mil propriedades rurais.
O impacto econômico é expressivo já que, para cada real investido, há previsão de retorno de R$ 4,79 em receita bruta agropecuária, além de incremento do valor bruto da produção de R$ 1,4 bilhão para R$ 2,2 bilhões.
“Olha o quanto aumenta a produtividade e a competitividade. Hoje 40 mil caminhões passam aqui e vamos passar para 62 mil o potencial de carga da região. Era 1,4 milhão de toneladas e vai passar para 2 milhões. Aumento no tráfego de 54%. Veja a riqueza que você gera no município e para as pessoas”, comentou o governador.
“Governo é feito para buscar alternativa para as pessoas que vivem no interior e muitas vezes isoladas, sem condições de desenvolver a sua própria atividade”, afirmou Caiado.
“É uma obra que aumenta competitividade dos nossos produtores, reduz custos e dá condição de trafegabilidade muito melhor para todos que utilizam essa rodovia”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela (Fotos: Wesley Costa)
Dia histórico
“É uma obra que começa e só vai parar no final do ano que vem, entregue, pronta para que a gente possa aumentar a condição de competitividade dos nossos produtores, reduzir custos e, naturalmente, dar uma condição de trafegabilidade muito melhor para todos que utilizam essa rodovia”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela, que comemorou.
“É um dia histórico para essa região”.
“Esperamos esse benefício há mais de 30 anos. A cada governo que entrava, era uma promessa. Foi preciso que o governador resgatasse esse compromisso de desenvolvimento da nossa região”, afirmou o prefeito Eurípedes do Carmo.
O gestor foi endossado por Antônio Divino da Cunha, produtor de leite em uma propriedade a 20 quilômetros do município.
“É um momento de muita emoção para mim. Porque a luta foi grande”, afirmou o pecuarista.
Ele relatou que sempre teve a convicção que os recursos do fundo seriam revertidos em benefícios ao homem do campo.
“Você nem imagina o quanto você vai transformar essa região nossa”, celebrou o pecuarista, se dirigindo a Caiado.
Pavimentação da GO-147 integra conjunto de obras viárias já em execução no estado por meio do Fundeinfra. Objetivo é interligar polos produtivos, fortalecer cadeias logísticas e ampliar integração regional (Fotos: Wesley Costa)
A pavimentação da GO-147 integra um conjunto de obras viárias já em execução no estado por meio do Fundeinfra, em parceria com o Ifag, como os trechos da GO-180, GO-178 e GO-461, que somam centenas de quilômetros de novas estradas.
O objetivo é interligar polos produtivos, fortalecer cadeias logísticas e ampliar a integração regional.
“São obras que mostram uma inteligência logística, que vai ter inclusive a capacidade de reduzir a contagem de tráfego dentro da nossa capital, Goiânia. Obra importantíssima, para um setor produtivo riquíssimo aqui na região”, destacou o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
“Hoje está se conseguindo colocar obras no chão em 60, 80 dias. Algo que se fosse tocar pelo processo normal de licitação demoraria quase três anos”, observou o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.