Assim como na última partida – na vitória por 1 a 0 diante do Athletic – o Novorizontino novamente buscou uma vitória com emoção na reta final e, desta vez, para seguir dentro do grupo de acesso da Série B do Campeonato Brasileiro. Abrindo a 28ª rodada, contou com gol do zagueiro Rafael Donato, aos 43 minutos do segundo tempo, para vencer por 1 a 0, nesta terça-feira, na Curuzu, e aumentar ainda mais o drama do lanterna Paysandu na competição.
Com o resultado, o Novorizontino chegou a 46 pontos, se mantendo em quarto lugar e na briga por uma vaga na elite nacional de 2026. Já a situação do Paysandu é mais delicada. O time chegou a 11 jogos sem vencer e amarga a última colocação, com 22 pontos e pode ver a distância para sair da zona de rebaixamento chegar até 11 pontos de diferença com os rivais.
O Paysandu tentou se impor logo de início, principalmente com Leandro Vilela, em chutes de longe, porém viu o seu meia se lesionar pouco depois. Perdendo a referência no meio de campo, o jogo virou o cenário para o Novorizontino, que passou a tomar conta do jogo e só não marcou com Fogaça pois Thiago Heleno tirou a bola em cima da linha.
O time da casa tinha dificuldade para concluir as jogadas e tirava a paciência da torcida. O Novorizontino tirava proveito do ambiente de pressão e chegava com frequência ao ataque, mas sem efetividade. Fogaça e Frizzo tiveram chances claras e não aproveitaram, tendo os chutes bloqueados na hora certa pela defesa paraense.
A dupla voltou do intervalo com muita transpiração e pouca inspiração. Acelerando as jogadas, o duelo tinha um ritmo intenso, com ambos explorando os lados do campo, em compensação, as conclusões não tinham efeito prático e das raras tentativas ao alvo, os goleiro não tiveram trabalho para intervir.
Aos poucos, o Paysandu passou a se impor mais e conseguiu até balançar as redes, com Garcez, mas o VAR anulou por impedimento, para frustração paraense. O susto acordou o Novorizontino, segurando a pressão ineficaz dos donos da casa, aproveitou a bola aérea para ser fatal. Após cobrança de escanteio, Rafael Donato subiu sozinho para cabecear, aos 43 minutos, e dar a vitória muito importante fora de casa.
O Novorizontino volta a campo no domingo, às 16h, em casa, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, no interior paulista. No mesmo dia e horário, o Paysandu visita o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, no estado catarinense.
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU 0 X 1 NOVORIZONTINO
PAYSANDU – Matheus Nogueira; Edílson Júnior, Thiago Heleno, Novillo (Rossi) e Bryan Borges (Marlon Douglas); Dudu Vieira (Denner), Leandro Vilela (Gustavo Nicola) (Wendel Júnior), Reverson e Maurício Antônio; Diogo Oliveira e Garcez. Técnico: Márcio Fernandes.
NOVORIZONTINO – Airton; Rodrigo Soares, César Martins (Óscar Ruiz), Patrick e Mayk; Luís Oyama, Fábio Matheus (Willian Farias) e Rômulo (Tavinho); Matheus Frizzo (Robson), Bruno José e Nathan Fogaça (Rafael Donato). Técnico: Enderson Moreira.
GOLS – Rafael Donato, aos 43 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Luciano da Silva Miranda Filho (CE).
CARTÕES AMARELOS – Dudu Vieira, Bryan Borges, Gustavo Nicola, Rossi, Rômulo Patrick e Fábio Matheus.
CARTÃO VERMELHO – Fábio Matheus.
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio da Curuzu, em Belém (PA).
Por: Estadão Conteúdo