Equatorial Goiás registra mais de 30 ocorrências de queimadas nos primeiros dias de setembro

Em 11 dias, companhia registrou 36 chamados de falta de energia causados pelas chamas e reforça orientações de segurança em casos de incêndios próximos à rede elétrica

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Equatorial Goiás registra 46 casos de queimadas somente em agosto

Goianos enfrentam um cenário preocupante diante do crescimento dos casos de queimadas recorrentes. Somente entre os dias 1º e 11 de setembro, a Equatorial Goiás registrou 36 chamados relacionados a focos de fogo próximos à rede elétrica em diversos municípios. Além de comprometer o fornecimento de energia, essas ocorrências dificultam o trabalho das equipes em campo e representam riscos diretos à segurança da população.

Os dias com maior número de registros foram a segunda-feira (8), com nove ocorrências, e a quarta-feira (10), com oito.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a semana será marcada por umidade relativa do ar abaixo de 20% – nível de emergência – e altas temperaturas em várias regiões do estado. Morrinhos, Ceres, Goiânia, Porangatu, Jataí, Araguapaz, São Miguel do Araguaia, Matrinchã, Piracanjuba, Goiatuba, Barro Alto, são exemplos de cidades onde a máxima deve ultrapassar os 39°C.

Fator 30,30,30 e sua influência nas queimadas

As condições climáticas em Goiás estão inseridas no chamado fator 30,30,30 – combinação de temperatura acima de 30 °C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos moderados ou fortes. Esse conjunto torna o ambiente muito mais propício a uma queimada e à propagação das chamas.

Atualmente, a situação está ainda mais crítica: a umidade no estado já se encontra abaixo de 20%. Isso significa vegetação mais seca, maior facilidade para o fogo se alastrar e dificuldades adicionais no trabalho de contenção. Como a maioria dos incêndios tem origem em ações humanas, a prevenção e a conscientização se tornam fundamentais nesse período.

Monitoramento em tempo real

A distribuidora atua intensamente no período de seca e reforça o monitoramento da rede de distribuição em tempo real em todo o estado. Quando uma queimada atinge cabos, o Centro de Operações Integradas é acionado e, imediatamente, equipes iniciam manobras telecomandadas para reduzir a extensão dos impactos. Elas são uma alternativa da concessionária para reduzir o tempo de espera do cliente para o retorno do fornecimento.

Com elas, é possível restabelecer o serviço em menos de um minuto, em uma ocorrência que poderia durar horas, dependendo da situação. Por meio das manobras, técnicos operam à distância os equipamentos e identificam trechos com defeito para restabelecer imediatamente o fornecimento. Enquanto isso, técnicos profissionais são enviados ao local do incêndio para iniciar o serviço de reconstrução do trecho danificado.

O monitoramento das queimadas é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas, com equipes preparadas para agir rapidamente sempre que necessário. “Em caso de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e mantenha distância segura do local. É fundamental também evitar qualquer proximidade com a rede elétrica, pois o fogo pode danificar os cabos, provocando curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Se notar que as chamas atingiram a rede, entre em contato pelos nossos canais de atendimento”, alerta o gerente do COI, Vinicyus Lima.

Dicas de segurança: como evitar acidentes e impactos na rede elétrica

A concessionária reforça a necessidade da conscientização da população para evitar queimadas, acidentes e interrupções no fornecimento de energia. As orientações de segurança são:
* Não queime lixo ou restos de vegetação seca (como folhas e galhos);
* Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos ou pastagens;
* Não descarte bitucas de cigarro ou lixo às margens de rodovias ou em áreas com vegetação seca;
* Mantenha terrenos limpos e livres de materiais inflamáveis;
* Em caso de fogo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A distribuidora também reforça a importância do registro de ocorrências por meio dos seus canais de atendimento, disponíveis 24 horas:

* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: (62) 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Energia (novo app), disponível para Android e iOS;
* Call Center 0800 062 0196;
* Agência virtual: www.equatorialenergia.com.br;
* SMS: envie “Faltadeenergia + número da UC” para 27949.

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