Uma operação deflagrada nesta quarta-feira, 06, em Goiás, desarticulou uma organização criminosa especializada no chamado “golpe do bilhete premiado”, que fazia vítimas em diversas regiões do país, especialmente idosos. A ação envolveu forças policiais em Goianésia, Anápolis e Goiânia, e resultou na prisão de um dos líderes do grupo, além da apreensão de quatro veículos adquiridos com dinheiro de golpes.
A ofensiva foi coordenada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do GEPATRI da 15ª Delegacia Regional de Polícia, em apoio à Polícia Civil de Alagoas (PCAL), que conduziu as investigações sob a responsabilidade dos delegados Dalberth Pinheiro e Michelly Santos.
De acordo com a PCGO, o grupo aplicava golpes em vítimas com a falsa promessa de prêmios de loteria. Os estelionatários geralmente se apresentavam com histórias elaboradas e documentos falsos, conseguindo ludibriar especialmente pessoas idosas e levá-las a entregar grandes quantias em dinheiro.
Durante a operação, foram apreendidos quatro veículos de alto valor, comprados com recursos oriundos dos golpes, com o objetivo de futuramente restituí-los às vítimas.
A ação teve apoio da Superintendência de Inteligência da Polícia Civil de Goiás (SIPCGO), incluindo as equipes de inteligência de Anápolis (3ª NINT), Goianésia (15ª NINT) e o GEIC da 3ª DRP, além da 15ª DRP de Petrolina de Goiás.
A Polícia Civil reforça que outras vítimas do mesmo golpe podem procurar qualquer delegacia para registrar ocorrência. Também é possível repassar informações pelo Disque-Denúncia 197. O caso segue em investigação.
A divulgação das informações segue as determinações da Lei nº 13.869/2019, e de acordo com as portarias da Diretoria-Geral da Polícia Civil de Goiás (DGPC).