4 receitas vegetarianas ricas em proteínas para o lanche da tarde

6 Min de leitura


Em meio à crescente busca por uma alimentação mais saudável e sustentável, o lanche da tarde tem ganhado protagonismo como um momento estratégico para reforçar a ingestão de proteínas, especialmente em dietas vegetarianas. Esse intervalo entre as refeições principais é ideal para incluir alimentos ricos em nutrientes que ajudam a manter a saciedade, controlar o apetite e sustentar os níveis de energia ao longo do dia.

A seguir, confira 4 receitas vegetarianas ricas em proteínas para o lanche da tarde!

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara de chá de grão-de-bico cozido e escorrido
  • 2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1/4 de xícara de chá de salsão picado
  • 4 fatias de pão integral vegano
  • 1 tomate fatiado
  • Folhas de alface-romana, sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, amasse o grão-de-bico com um garfo até obter uma consistência pastosa, mas com pedacinhos ainda visíveis. Adicione o tahine, o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino e misture até formar um patê.

Para montar o sanduíche, toste as fatias de pão em uma panela antiaderente em fogo médio e espalhe o patê de grão-de-bico sobre uma delas. Acrescente as folhas de alface e o salsão e cubra com uma camada de patê. Disponha as rodelas de tomate e alface e cubra com mais uma camada de patê. Finalize com a outra fatia de pão e sirva em seguida.

Muffin de tofu

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó
  • 3/4 de xícara de chá de leite de aveia
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 250 g de tofu macio amassado
  • 1/2 xícara de chá de tomate picado e sem sementes
  • 1/2 xícara de chá de pimentão vermelho picado e sem sementes

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a farinha de aveia, a cúrcuma, o sal e a pimenta-do-reino e misture. Adicione o leite de aveia e o azeite de oliva e mexa até obter uma massa homogênea. Acrescente o tofu e os vegetais e misture. Por último, coloque o fermento químico e mexa para incorporar. Após, distribua a massa em forminhas de silicone para muffin e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Bolinhos de brócolis em cima de uma tábua de madeira com um recipiente com molho ao lado Bolinhos de brócolis em cima de uma tábua de madeira com um recipiente com molho ao lado
Bolinho de brócolis (Imagem: Natália Arzamasova | Shutterstock)

Bolinho de brócolis

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de brócolis cozido e picado
  • 1/2 xícara de chá de flocos de aveia finos
  • 1/2 xícara de chá de farinha de arroz
  • 1/4 de xícara de chá de cebola descascada e picada
  • 2 dentes de alho descascados e amassados
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada
  • 3 colheres de sopa de água
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture a linhaça dourada com a água e deixe descansar por 10 minutos. Em um recipiente, misture o brócolis, a cebola, o alho, a salsinha, os flocos de aveia, a farinha de arroz, o sal, a pimenta-do-reino e o azeite de oliva. Adicione a linhaça hidratada e mexa até obter uma massa firme e modelável. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha de arroz para dar ponto. Modele os bolinhos no formato desejado e disponha em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 30 minutos, virando na metade do tempo. Sirva em seguida.

Barrinha proteica de chocolate

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de flocos de aveia finos
  • 1/2 xícara de chá de pasta de amendoim
  • 1/4 de xícara de chá de cacau em pó 100%
  • 1/3 de xícara de chá de xarope de agave
  • 1/4 de xícara de chá de proteína vegetal em pó sabor chocolate
  • 2 colheres de sopa de semente de chia
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de água
  • Gotas de chocolate sem leite a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture os flocos de aveia, a proteína vegetal, o cacau em pó, a semente de chia e o sal. Adicione a pasta de amendoim, o xarope de agave e a água e mexa até obter uma massa firme e moldável. Por último, coloque as gotas de chocolate e mexa para incorporar. Disponha em uma assadeira forrada com papel-manteiga e espalhe, pressionando com as mãos ou uma espátula. Leve à geladeira por 2 horas para firmar. Após, corte em barrinhas e sirva em seguida.



Fonte: Portal EdiCase

Compartilhar