Governador em exercício, junto com equipe de governo, percorre 18 quilômetros pela rodovia dos Romeiros e enaltece serviços do estado no percurso
Ao lado de milhares de fiéis que participam da Romaria do Divino Pai Eterno, o governador em exercício Daniel Vilela percorreu, nesta quarta-feira (2/7), os 18 quilômetros da tradicional Caminhada da Fé, saindo de Goiânia com destino à cidade de Trindade. Acompanhado por integrantes da equipe de governo, Daniel iniciou o trajeto no marco zero da GO-060, por volta das 18 horas.
Durante o percurso, Vilela destacou o crescimento da festa religiosa e a estrutura montada pelo Governo de Goiás para acolher os romeiros. “A cada ano a nossa Romaria de Trindade está mais bonita e com maior participação, não só dos goianos, mas também de pessoas de outros estados, que vêm até aqui participar desse momento de fé e oração. O Governo de Goiás, junto com as prefeituras de Goiânia e Trindade, tem feito um trabalho exemplar para garantir uma romaria segura, organizada e acolhedora”, afirmou.
A programação da festa, que segue até o dia 6 de julho, inclui cerca de 100 missas, novenas, procissões, shows e outras atividades religiosas e culturais. A expectativa é de que cerca de 6 milhões de pessoas passem por Trindade durante os dez dias de celebrações, consolidando o evento como uma das maiores manifestações de fé do país.
Apoio ao romeiro
Para acolher os fiéis que percorrem a rodovia a pé, o Governo de Goiás mantém anualmente o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), no km 10 da GO-060. A estrutura funciona 24 horas por dia e oferece alimentação gratuita, atendimento de saúde, apoio psicológico, espaço para descanso, Wi-Fi gratuito, banheiros e segurança reforçada.
Até a metade do período da festa, mais de 290 mil pessoas já haviam sido atendidas no local, segundo balanço parcial divulgado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Só de leite com canela, foram servidos mais de 116 mil copos, além de sucos, café, chá e mais de 127 mil pães produzidos no próprio local.
Ao visitar o CAR e tomar o tradicional leite com canela, Daniel Vilela elogiou o trabalho das equipes da OVG e da Secretaria de Saúde. “O Centro de Apoio foi pensado nos mínimos detalhes. Nossa primeira-dama Gracinha Caiado, junto com a equipe da OVG, preparou tudo com muito carinho para que os romeiros tenham acolhimento e dignidade ao longo do caminho. É um ponto importante da romaria, um lugar de descanso, cuidado e renovação para quem está nessa caminhada de fé”, declarou o governador em exercício.
O prefeito de Trindade, Marden Júnior, que recebeu a comitiva na entrada da cidade, ressaltou a parceria entre os poderes públicos. “Se a Romaria está dando certo é porque o governo, a prefeitura e a Igreja estão presentes. Todos nós, juntos, trabalhando a quatro mãos pelo nosso povo. Essa é a nossa missão: realizar pelas pessoas, cuidar de gente”, afirmou.
Segurança e mobilidade
O Governo de Goiás também reforçou o esquema de segurança pública para a Romaria de 2025. Entre as principais ações estão a ampliação do efetivo policial, atuação integrada das forças de segurança, monitoramento por câmeras, cumprimento de mandados, barreiras em pontos estratégicos, fiscalizações administrativas e operações de inteligência.
Além disso, o transporte coletivo também ganhou reforço. A linha 112 – Terminal Trindade/Terminal Praça da Bíblia – entre Goiânia e Trindade, opera 24 horas por dia, com aumento de 25% na frota e mais de 1.445 viagens programadas até o fim da festa. A linha 363, que conecta Goianira à Trindade, também está em operação em dias estratégicos para facilitar o acesso de moradores da região à festa.
Saúde e bem-estar
A Secretaria de Saúde também participa ativamente do atendimento aos romeiros. Equipes do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) oferecem orientações e ações preventivas para evitar lesões, além de serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, sessões de alongamento e curativos. “É muito bom ver que a fé do povo goiano está sendo acompanhada de perto por uma estrutura digna, organizada e segura. É isso que garante que cada romeiro possa concluir seu trajeto com tranquilidade e devoção”, completou Daniel Vilela.
Foto: André Costa e Lucas Diener
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Fonte: Ascom Vice Governadoria