A dieta mediterrânea é um padrão alimentar inspirado nos hábitos tradicionais de países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Itália, Grécia e Espanha. Ela se baseia no consumo elevado de alimentos naturais e frescos, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, azeite de oliva, peixes e oleaginosas, além de limitar o consumo de carnes vermelhas e produtos industrializados.
Esse estilo de alimentação é considerado um dos mais saudáveis do mundo, pois ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, controlar o colesterol, prevenir o diabetes tipo 2 e favorecer a longevidade. Além disso, seus ingredientes são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro e fortalecem o sistema imunológico.
A seguir, confira 9 receitas da dieta mediterrânea para o jantar!
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente os tomates, as folhas de manjericão, a água, a folha de louro e o sal e misture bem. Cozinhe por 20 minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, espere amornar, retire o louro, transfira a sopa para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Sirva em seguida com o coentro.
Em um recipiente, coloque o grão-de-bico, os tomates, a cebola, a salsinha, o bacalhau e o sal e misture bem. Tempere com suco de limão e azeite e mexa para incorporar. Leve à geladeira por 2 horas. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque os filés de merluza e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe descansar por 15 minutos. Após, unte uma assadeira com azeite e disponha os filés. Junte o pimentão, a cebola, os tomates, o cheiro-verde e o orégano e misture bem. Regue o peixe com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a quinoa, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até secar e ficar macia. Aguarde esfriar, transfira para um recipiente e adicione o pepino, o tomate e o pimentão. Tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e azeite e misture bem. Polvilhe com cheiro-verde e sirva em seguida.
Em uma assadeira, coloque as berinjelas com a parte cortada para cima. Regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno preaquecido a 200 °C até que as berinjelas estejam macias e levemente douradas.
Em uma tigela, misture o tahine, o suco de limão, o alho amassado e uma pitada de sal. Adicione água aos poucos, misturando bem até atingir a consistência desejada. Retire as berinjelas do forno e transfira para um prato de servir. Regue generosamente com o molho de tahine. Sirva em seguida.
Em uma travessa, coloque a lentilha, a cenoura, o pepino, os tomates-cereja, a cebola-roxa, a hortelã e a salsinha. Misture tudo e reserve. Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino até obter um molho consistente. Regue a salada com o molho e misture até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Leve à geladeira por 30 minutos. Sirva em seguida.
Em uma tigela, bata bem os ovos com um garfo ou fouet até ficarem homogêneos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Refogue rapidamente a cebola-roxa e o espinafre até murchar levemente. Adicione os tomates-cereja e despeje os ovos batidos por cima, espalhando bem. Espalhe o queijo por cima e tampe a frigideira. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 a 7 minutos, até firmar. Sirva em seguida.
Em uma tigela, misture o azeite, o suco de limão-siciliano, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Espalhe o molho nos filés e deixe marinar por cerca de 20 minutos para absorver o sabor. Em uma assadeira, faça uma cama com as rodelas de cebola-roxa e tomate, coloque o peixe por cima e adicione as ervas frescas. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 25 minutos. Depois, retire o papel-alumínio e deixe dourar por mais 10 a 15 minutos. Sirva em seguida.
Em uma tigela grande, coloque os tomates, o pepino, a cebola-roxa e o pimentão. Misture delicadamente. Adicione os cubos de queijo feta sobre os legumes. Em um potinho, misture o azeite, o suco de limão-siciliano, o sal e a pimenta-do-reino. Regue a salada com esse molho e misture suavemente, apenas para envolver os ingredientes. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
Por Redação O Estado de S. Paulo - 15/10/2025 21:23 O papa Leão XIV, amante…
O Palmeiras mostrou novamente seu poderio ofensivo e capacidade de reverter situações adversas. Na noite…
O juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira, da 5ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do…
O presidente americano, Donald Trump, afirmou que usa tarifas como uma maneira de parar guerras,…
A Polícia Civil de Goiás, através da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Águas Lindas…
O Ibovespa teve um dia de ganhos moderados, relativamente acentuados ao longo da tarde desta…
This website uses cookies.