A dieta mediterrânea é um padrão alimentar inspirado nos hábitos tradicionais de países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Itália, Grécia e Espanha. Ela se baseia no consumo elevado de alimentos naturais e frescos, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, azeite de oliva, peixes e oleaginosas, além de limitar o consumo de carnes vermelhas e produtos industrializados.
Esse estilo de alimentação é considerado um dos mais saudáveis do mundo, pois ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, controlar o colesterol, prevenir o diabetes tipo 2 e favorecer a longevidade. Além disso, seus ingredientes são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro e fortalecem o sistema imunológico.
A seguir, confira 9 receitas da dieta mediterrânea para o jantar!
Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Acrescente os tomates, as folhas de manjericão, a água, a folha de louro e o sal e misture bem. Cozinhe por 20 minutos após levantar fervura. Desligue o fogo, espere amornar, retire o louro, transfira a sopa para o liquidificador e bata até ficar homogêneo. Sirva em seguida com o coentro.
Em um recipiente, coloque o grão-de-bico, os tomates, a cebola, a salsinha, o bacalhau e o sal e misture bem. Tempere com suco de limão e azeite e mexa para incorporar. Leve à geladeira por 2 horas. Sirva em seguida.
Em um recipiente, coloque os filés de merluza e tempere-os com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe descansar por 15 minutos. Após, unte uma assadeira com azeite e disponha os filés. Junte o pimentão, a cebola, os tomates, o cheiro-verde e o orégano e misture bem. Regue o peixe com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque a quinoa, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até secar e ficar macia. Aguarde esfriar, transfira para um recipiente e adicione o pepino, o tomate e o pimentão. Tempere com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e azeite e misture bem. Polvilhe com cheiro-verde e sirva em seguida.
Em uma assadeira, coloque as berinjelas com a parte cortada para cima. Regue com azeite de oliva e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno preaquecido a 200 °C até que as berinjelas estejam macias e levemente douradas.
Em uma tigela, misture o tahine, o suco de limão, o alho amassado e uma pitada de sal. Adicione água aos poucos, misturando bem até atingir a consistência desejada. Retire as berinjelas do forno e transfira para um prato de servir. Regue generosamente com o molho de tahine. Sirva em seguida.
Em uma travessa, coloque a lentilha, a cenoura, o pepino, os tomates-cereja, a cebola-roxa, a hortelã e a salsinha. Misture tudo e reserve. Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino até obter um molho consistente. Regue a salada com o molho e misture até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Leve à geladeira por 30 minutos. Sirva em seguida.
Em uma tigela, bata bem os ovos com um garfo ou fouet até ficarem homogêneos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Refogue rapidamente a cebola-roxa e o espinafre até murchar levemente. Adicione os tomates-cereja e despeje os ovos batidos por cima, espalhando bem. Espalhe o queijo por cima e tampe a frigideira. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 a 7 minutos, até firmar. Sirva em seguida.
Em uma tigela, misture o azeite, o suco de limão-siciliano, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Espalhe o molho nos filés e deixe marinar por cerca de 20 minutos para absorver o sabor. Em uma assadeira, faça uma cama com as rodelas de cebola-roxa e tomate, coloque o peixe por cima e adicione as ervas frescas. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 25 minutos. Depois, retire o papel-alumínio e deixe dourar por mais 10 a 15 minutos. Sirva em seguida.
Em uma tigela grande, coloque os tomates, o pepino, a cebola-roxa e o pimentão. Misture delicadamente. Adicione os cubos de queijo feta sobre os legumes. Em um potinho, misture o azeite, o suco de limão-siciliano, o sal e a pimenta-do-reino. Regue a salada com esse molho e misture suavemente, apenas para envolver os ingredientes. Sirva em seguida.
Fonte: Portal EdiCase
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) reforça o alerta sobre o golpe do falso intermediário,…
A semana, de forma geral, será marcada por movimentos intensos e transformadores para todos os…
Neste domingo, os movimentos dos astros influenciarão cada nativo de forma única, despertando emoções, intuições…
As chances de título, que já seriam remotas mesmo em caso de vitória, chegaram ao…
O técnico Filipe Luís afirmou, após a conquista da Copa Libertadores com a equipe do Flamengo,…
A decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo terá início 15 minutos após o previsto.…
This website uses cookies.